Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Você conhece Magela, o “Psy do Pará”?

19 de fevereiro de 2013

O viral “Vu pra Cametá” começou a circular na internet na última semana de dezembro do ano passado. Em oito dias, já tinha sido visto por 400 mil pessoas de 90 países diferentes; hoje, esse número chega a quase 2 milhões. O vídeo é uma versão paraense do hit “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy. Estrelada e idealizada por Geraldo Magela, a paródia é uma produção da equipe do Paranoia, programa humorístico de TV apresentado por ele e que vai ao ar nas manhãs de domingo na RBA (Rede Brasil Amazônia), de Belém do Pará, afiliada da Rede Bandeirantes.

No vídeo, o personagem principal faz uma sátira do clipe de Psy utilizando elementos da cultura paraense. A ideia partiu do próprio Magela, que uniu a visibilidade do hit à oportunidade de divulgar o Estado. “Somos de um país chamado Pará”, diz, esbanjando simpatia. Magela representa um homem da cidade de Cametá que vai tentar a vida em Belém. Depois de enfrentar dificuldades (ele tenta de tudo: vendedor de caranguejos, peixeiro, coveiro), o personagem conclui que o melhor a fazer é voltar para o interior.

O pano de fundo da trama de “Vu pra Cametá” é a cultura paraense: Magela dança na Feira de Barreiro (feira livre tradicional de Belém) e perambula pela Praça Batista Campos, também na capital. O título da paródia, só um bom entendedor do Pará compreende. “Vu” é uma gíria local de Cametá, resquício da imigração francesa que habitou a cidade (“vous”, cuja pronúncia é “vu”, é “você” em francês). Cametá é um município que fica a 230 quilômetros de Belém. A produção do vídeo consumiu quatro intensos dias de gravação e três mil reais. “Eu vi o clipe original dezenas de vezes para identificar as cenas mais marcantes, como a do elevador e a do parquinho”, conta Magela. Todos os atores fazem parte da equipe Paranoia, com exceção das crianças dançarinas, estudantes de uma escola local que quiseram participar.

O alcance da paródia ultrapassou – e muito – as expectativas de Magela. “Recebo mais de 50 vídeos por semana de crianças dançando a minha versão”, orgulha-se. Ele e sua turma foram convidados para puxar um trio elétrico no Carnaval de Cametá, que atraiu o público recorde de 25 mil pessoas. “Tinha gente do Brasil inteiro, que foi para Cametá só pra ver aquele gordo maluco cantando a paródia”, conta. Natural de Belém, Magela nunca tinha ido a Cametá. Não há, por sinal, nenhum motivo afetivo para ele ter escolhido a cidadezinha para homenagear no viral: “Foi porque rimou”.

Não demorou muito para Magela ganhar o apelido de “Psy brasileiro” na mídia nacional. O humorista não se incomoda.  Segundo ele, ter um rótulo semelhante ao dado a Gaby Amarantos no começo de carreira (a “Beyoncé do Pará”) não o impede de mostrar ao Brasil que ele é muito mais do que isso. O apresentador de 34 anos e 1,90 metro tem 12 de experiência no rádio paraense. Ele começou a carreira artística ainda garoto, quando estreou no teatro. Ainda hoje se arrisca nos palcos: “Em breve, vou estrelar a montagem ‘Cleópatro, o Rei do Egito’”, revela. Na televisão, apresenta o Paranoia há três anos. O programa, que é o terceiro show humorístico mais assistido do Grupo Bandeirantes (só perde para Pânico na TV e CQC, segundo o Instituto de Pesquisas Magela), já guarda um acervo de mais de 50 músicas originais e inúmeros personagens cômicos. Magela pensa em projetos futuros: quer transformar a popstar inglesa Adele em paródia paraense (o personagem vai ser Adélio, irmão da cantora). “É tudo porcaria, mas eu tenho o maior orgulho. Chega de tragédia na TV”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

8 Comentários

8 Comentários

  1. Marisabel de Paula

    É isso aí, para mostrar aos que pensam que em Belém só tem índios e jacarés, aqui tem muita cultura e muito humor sem magoar e nem ofender ninguém.

    Responder
  2. maykon mendes

    tudo otimu chega de porcaria na tv e radio brasileiras, acho que nao tem nenhum estado como o nosso cheio de artista querendo levar nao so nosso estado mas sim o pais pra fora pra mostrar oque temos de melhor, se duvida alguma.orgulhosamente paraense!

    Responder
  3. Patricia

    Tenho a honra de conhecer esse grande homem e amigo, conheço seu trabalho de perto e sei das suas lutas pra levar o humor paraense até as pessoas. Ele é merecedor de tudo, por ser essa pessoa maravilhosa e talentosa. Magela, parabéns pelo teu sucesso meu amigo. Te adorooO

    Responder
  4. Marcelo

    Esse Magela é show. O cara é muito criativo e merece estourar em todo o Brasil.

    Responder
  5. Kelly Patricia

    Parabéns para a turma do Paranoia, ficou muito legal, meu filho que tem só 1 ano ama assistir, ele se diverte muito!!! Bjs

    Responder
  6. Ronaldo

    Ronaldo do corinthians

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This