Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Uma festa para quem quer pegar catapora

10 de novembro de 2011

Febre, mal-estar, falta de apetite, cansaço e, principalmente, manchas avermelhadas na pele que se transformam em bolhas e crostas, causando muita coceira. Esta é a varicela, mais conhecida no Brasil como catapora, doença altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster.

Uma vez que um ser humano pega catapora, fica imune a ela pelo resto da vida. É comum que a doença seja adquirida durante a infância, pelo contato com colegas de escola infectados. Alguns pais acreditam que os efeitos da varicela sejam piores na fase adulta e fazem de tudo para que seus filhos adquiram o vírus o mais cedo possível.
Para isso, americanos organizam eventos chamados “Pox Parties” (“festas da catapora”), nos quais reúnem crianças infectadas com não-infectadas. Existem páginas no Facebook dedicadas a isso, como a Pox Party USA e a “Find a Pox Party Near You” (deletada ontem por causa de críticas às festas de catapora).
O hábito é facilitado pela internet desde a década de 1990. Nas festas, as crianças são incentivadas a compartilhar copos e trocar pirulitos ou doces para ter contato com a saliva dos infectados. Tudo isso enquanto veem filmes, jogam videogames e brincam.  Em tempo: existe uma vacina para a catapora, mas alguns casais americanos acreditam que exista relação entre a injeção e o autismo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

4 Comentários

4 Comentários

  1. Edison Junior

    Mas quem já teve catapora e se expõe novamente ao virus, pode pegar uma coisa dolorosíssima chamada herpes zoster.

    Responder
  2. Talita

    Não se você for uma coisa chamada Imunocompetente, dificilmente você vai desenvolver essa forma da doença.

    Responder
  3. Edivan

    olá,meu nome é EDIVAN estou com varicela e gostaria de saber com quantos dias depois de curado posso ingeri bebida alcoólica.

    Responder
  4. Patricia

    Ao ler, me lembrei de umaepisódio dos simpsons em que a meggie pega catapora, e os pais dela organizam essa tal festa, convidando todas as crianças da vizinhança. Então o homer acaba pegando catapora.
    Achei que isso de festa da catapora era só no desenho…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This