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Por que tudo é tão porcaria?

6 de setembro de 2009

Começo a ver Cruzeiro x São Paulo e percebo uma estranha linha no meio do televisor. Não, não é nenhuma linha do campo de jogo. É um defeito na TV. Depois de muitos anos com uma velha Sanyo, resolvi comprar uma Samsung toda cheia de história. A Sanyo nunca foi para o conserto. O defeito da Samsung apareceu em seis meses. Já começo a pensar no transtorno que será levá-la à assistência técnica… Pois não existe coisa mais nebulosa que assistência técnica.
Certa vez, levei um aparelho de fax em uma delas e recebi um orçamento de 450 reais. Achei caro e fui atrás de outra. Na segunda, o atendente me disse que o papel estava ao contrário. Não cobrou nada.
Há três anos, comprei um aparelho de DVD da LG. Ele nunca funcionou. Quando levava na assistência técnica, me diziam que estava tudo normal. Só sei que me enrolaram um ano. Já estava me achando um retardado. Quando acabou a garantia, ahá, o problema misteriosamente apareceu. O valor do conserto era quase o mesmo de um aparelho novo. Joguei o aparelho da LG no lixo de raiva e prometi que jamais compraria nada deles.
Pode parecer coincidência, mas não é.  Os problemas agora se repetem em tudo o que a gente compra. Tudo é porcaria.  Comprei um celular da Nokia para meu filho mais velho. Depois de 11 meses de uso, o telefone simplesmente morreu. Procurou as assistências técnicas no site da empresa. Nenhuma no meu bairro. Mais um transtorno.
Minha mulher comprou um ferro de passar da Arno. Adivinhe? Depois de meia dúzia de passadas, também foi para a assistência técnica (que atendeu muito mal, por sinal).
Troquei de carro há pouco tempo. O carro novo da GM veio com uma porção de problemas na parte elétrica. Uma das portas e um dos vidros de trás simplesmente não abriam. Até o porta-luvas veio com defeito. Levar o carro para oficina significa ficar a pé por alguns dias. E o problema passa a ser exclusivamente seu. A empresa já vendeu mesmo…   Duvido que esse carro tenha passado por qualquer controle de qualidade.
Todas as empresas gastam milhões em marketing. Mas marketing, como se sabe, não garantem a qualidade do produto. Por isso vou me dedicar a falar mal de todas elas.

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13 Comentários

13 Comentários

  1. André

    Sem esquecer da Brastempo, digna de muitas reclamações, parabéns pelo post e vou pensar 2 vezes antes de comprar produtos dessas marcas

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  2. Lanny

    Eu também já tive sérios problemas com a assistência técnica da LG, algo que também me fez prometer jamais comprar outro produto deles, no meu caso não foi um DVD, mas uma TV, e era o mesmo papo na assistência, que para eles não havia problema nenhum. Misteriosamente o problema, que era de áudio, só aparecia aqui em casa.

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  3. carol

    Afff, isso é pra tirar qualquer um do sério.
    Comprei um colchão da Ortobom que ficou com mofo com 3 meses de uso. A assistência técnica veio em casa e fez um laudo com informações erradas e eu nunca mais vou conseguir trocar meu colchão!
    Alguns vendedores nos iludem na hora de vender e quem cair na lábia deles leva o produto sem saber que está entrando na maior fria.
    Você tentou o site: http://reclameaqui.com.br/ ?
    Gostei que você deixou as marcas em negrito, assim é só bater o olho para lembrar quais delas são porcarias.

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  4. Varela

    Olá, Marcelo. Gostei muito do seu texto e achei muito válido fazer “denúncia” da discrepância entre o oferecido pelo marketing e o produto em si. Eu concordo com tudo o que você falou e acho que as coisas só vão melhorar a partir do momento que as pessoas tomarem conhecimento dos seus direitos como consumidores e passarem a exercê-lo, exigindo que os produtos sejam, pelo menos, tal e qual o anunciado. Abraço

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  5. Mauro

    Da Brastemp tive problema com o microondas. Mas o refrigerador e Lava-roupas funcionam muito bem.

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  6. Johan Lagger

    eu ainda acho mecanico pior que assistencia tecnica…mes passado meu carro quebrou…junta do cabeçote…muita fumaça e agua pelo escapamento…levo no mecanico perto de casa…….ihhhhhhh, diz o mecanico…só a junta desse seu carro custa uns R$ 700,00….peguei o carro e fui para casa, liguei em algumas lojas de peças e para meu espanto a junta do cabeçote custava R$ 18,00. E o cara queria me cobrar R$ 700,00 só pela junta……..o pior é que tem gente que aceita isso e paga sem pesquisar.

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  7. Adriana Bittar

    É isso aí, Marcelo! Nas propagandas tudo parece tão lindo… Mas é no primeiro problema que sabemos com quem estamos lidando.
    Tive problemas seríssimos com um fogão de embutir da CONTINETAL. A assistência técnica é péssima! E só depois que eu fui ao Procon deram uma garibada no fogão que tinha saído com um erro de projeto. Conclusão: Meu fogão tem quatro anos e está completamente enferrujado!
    Então não perco a oportunidade de gritar: NÃO COMPREM CONTINENTAL!!!!!!!!

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  8. Fred

    também tive problemas com um celular LG (e também com a assistência técnica). vendo aqui que outros também tiveram, concluo que eu não sou um infeliz ponto fora da curva, e sim a regra entre os clientes de tal marca. não compro mais nada deles!

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  9. Maria Paula

    Oi Marcelo…ainda bem q vc tocou nesse assunto.Assistencia tecnica aqui é caso de policia.
    Tenho um monte de eletrodomesticos que simplesmente não compensa consertar….Mixer da marca Braun não existem mais peças….simples assim…NÂO COMPREM MIXER BRAUN….som AIWA cobraram 150,00 pra consertar o toca CD.. .o preço de um novo!!! Chuveiro elétrico Cardal queima a resitencia e tem q FAZER UM CURSO SUPERIOR PRA APRENDER A TROCAR…enfim….pelo menos aqui dá pra desabafar….Abraços a todos

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  10. juliane

    lembro q ha alguns anos comprei um video cassete da philips… com poucos meses de uso tive q mandar pra assistencia tecnica, eles arrumavam mas td hr tinha q voltar la… ate q um dia o botao de ligar e desligar afundou e desisti daquela porcaria!

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  11. Leonardo

    Eu tbm comprei tenho uma tv samsung e com seis meses aconteceu o mesmo problema assistindo um jogo do são paulo…uma faixa preta bem no meio da tela…
    levei na assistencia técnica e eles me enrolaram por um mês flando q estavam esperando por uma peça (a tela de lcd) e depois disso me pediram 5 dias pra resolver..agora eu estou esperando completar os 15 dias q eles me pediram pra me darem uma tv novinha…. Faz 1 mês e meio q eu estou sem tv….samsung nuca mais

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  12. Luciano

    Saudações ao Marcelo e todos seus leitores.
    Vou aproveitar para lembrar o mico que é o serviço de banda larga 3G da Claro que conecta a velocidade inferior a da discada.
    Venho fazer coro às vozes(no caso letras) que aqui se manifestam contra esta prática(sim, trata-se de uma prática empresarial!) da produção de mercadorias com Obsolescência Programada Tecnológica(OPT). Trata-se de produzir algo que vai estragar exatamente após a validade, um produto que vai apresentar defeitos “misteriosos” e fora da cobertura do contrato ou mesmo a orientação às assistências técnicas para fazer uma brilhante enrolação ao consumidor e faze-lo crer ser ele mesmo o culpado pelo defeito. Num país onde sempre somos lembrados que os políticos não tem caráter, nunca é mencionado que o empresariado que aqui atua, seja daqui mesmo ou estrangeiro é INVARIALVELMENTE explorador e desonesto.
    Um abraço a todos.

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  13. Mauricio Souza

    Cara, sempre falo sobre isso em meu blog. O meu atual desafeto é o Banco Santander. Eles quebram todos os recordes de cretinice possível. Mas uma coisa eu aprendi depois de tanta incomodação : Ter sempre um bom advogado à mão. Faço só assim agora : duas tentativas na boa. Se não funcionar, processo neles. É a única maneira, bater neles onde dói, ou seja, no bolso.
    Minha última vítima foi o Itaú. Arranquei uma nota preta deles por conta de atendimento vagabundo. A TV a cabo também, já fiz eles sofrerem. Se todo mundo agisse assim e fosse menos condescendente as coisas mudariam mas o consumidor brasileiro infelizmente é muito “ovelinha”.
    Grande abraço !
    E visite o blog ! Eu pago o café 😉

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