Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Pimba, o lado brega da música portuguesa

12 de abril de 2011

Portugal também tem música brega, pá! Mas lá o gênero musical se chama “pimba”. O termo surgiu nos anos 1990 e é usado praticamente da mesma maneira que o nosso “cafona”. Assim como aqui, é difícil definir exatamente o que é pimba e o que não é, mas geralmente as composições misturam sons característicos lusitanos, como o acordeão, a batidas eletrônicas e letras românticas ou de humor.
Letras de duplo sentido são a especialidade de Quim Barreiros, que lembra muito o nosso Genival Lacerda (“Ele tá de olho é na butique dela”). Quim começou a carreira musical em 1956, tocando bateria na banda do pai aos 9 anos, mas o sucesso veio mesmo na década de 1970. A música abaixo se chama Eu comi a sobra e é pura poesia:

Além de cantora pimba, Ruth Marlene, de 35 anos, é uma das mulheres desejadas do país. Tanto que estampou a capa de uma edição da Playboy portuguesa em 2010. A música Pisca Pisca tem um clipe que começa como um filme – a parte em que Ruth solta a voz só vai aparecer depois de dois minutos…

Zé Cabra na verdade se chama Casimiro António Afonso. Já foi pintor e hoje mora na França. Uma música famosa dele é Chupa misto. Melhor não tentar explicar, apenas acompanhe as legendas do vídeo:

A música Chama o António, de Toy, diz que você pode chamar o António para dançar se não tiver um par. O nome verdadeiro de Toy é António Ferrão e ele era vocalista de uma banda de jazz. Fez sucesso nos anos 1990 em Portugal.

O pimba também conta com novos talentos. Um exemplo é Geana Soares, 13 anos. Ela é descendente de portugueses e nasceu nos Estados Unidos, onde começou a participar de campeonatos de música em 2009 e já lançou seu primeiro álbum, “Eu sou Geana”, do qual faz parte a música Vamos agora. Veja o clipe (e repare que, em 2min02, um bicho sobe pelo pescoço da coitada):

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This