Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Empresário do interior paulista vende bosta em lata para pagar dívidas

25 de fevereiro de 2016

O ano de 2011 foi terrível para o empresário Leonardo de Matos.  A confecção e a loja que tinha quebraram e ele ficou com uma dívida de  1,2 milhão de reais. Contou essa experiência no livro Quebrei – Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo e voltou ao mercado. Foi aí que começou a ouvir dos amigos uma frase que lhe deu um estalo: “Ah, Léo, se deixar, você vende até bosta em lata, hein”. Em dezembro passado, o empresário de 40 anos, nascido em São José do Rio Preto (SP),  criou a Bosta em Lata, loja virtual que vende adubo orgânico para plantinhas com esterco bovino em sua composição.
bosta-em-lata2
Apesar de ter começado cedo no ramo dos negócios – Léo já trabalhava aos 16 anos nos hotéis da família – e de ter experiência em diversas áreas, Leonardo não esconde a ajuda que teve de especialistas da Embrapa e da UNESP, de pecuaristas, de agrônomos, de jardineiros e também de lojistas. “Como não tenho terra nem debaixo da unha, busquei ajuda mesmo”, afirma. Foram ao todo dois anos e três meses de pesquisas até chegar à composição ideal.  No começo apenas a mulher dele sabia da ideia. “Não contei para ninguém até que o projeto estivesse finalizado”, comenta. “Quando ficou pronto, já saí oferecendo”.
Quem ouve o nome do produto tem as mais diferentes reações. “Tem gente que acha genial, tem gente que acha que é uma pegadinha, tem gente que leva logo uma dúzia, tem gente que pega uma para testar”, conta  A maioria das vendas vem sendo feita pessoalmente pelo empresário. Mas o site já está funcionando. “No primeiro mês, vendi quase mil latas”, comemora. Mas quemsão esses clientes que compram bosta em lata? “São pessoas que amam plantas e que moram em lugares menores e precisam de uma porção de adubo adequada a suas necessidades”, explica. Cada lata sai por R$19.
bosta-em-lata
“Ainda não vivo desta empresa”, avisa Leonardo. “Minha principal renda vem do trabalho de vendedor, que exerço na área de confecção de moda masculina”.  Léo é dono da marca O Bonitão. Nos últimos meses, ainda por causa do livro, ele é convidado para ministrar  palestras sobre vendas e empreendedorismo. “Tenho que trabalhar muito para pagar as prestações da dívida”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Um desafio nas hélices do helicóptero

Um desafio nas hélices do helicóptero

O vídeo tem menos de 1 minuto de duração e já foi visto milhões de vezes entre os inúmeros compartilhamentos feitos nas redes sociais desde o final de outubro de 2021. As imagens são impressionantes: um homem de capacete sobe no rotor de um helicóptero aparentemente...

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This