Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Caminhão, chiclete, videogame… Conheça gêneros musicais bem inusitados

7 de janeiro de 2014

A música Gangnam Style, lançada pelo sul-coreano Psy em 15 de julho de 2012, se tornou o vídeo mais visto da história do Youtube, com cerca de 2 bilhões de visualizações. Ela se enquadra num gênero musical coreano chamado K-Pop. Esse ritmo mistura dança, música eletrônica, rock e hip hop, o que lhe confere um aspecto bastante inusitado. No embalo do K-Pop, vamos conhecer alguns curiosos gêneros musicais.
Metal Cristão (White Metal – “Metal Branco”)
Na música  The Number Of The Beast, a banda americana de metal Iron Maiden canta a plenos pulmões que “666 is the number of the beast” (666 é o número da Besta), entre outras referências ao Coisa Ruim ao longo da canção. Em contrapartida, existe também o Metal Cristão ou Metal Branco, que engloba todo estilo de música mais pesada com letras que trazem valores cristãos. O gênero teria surgido nos Estados Unidos na década de 70, com destaque para grupos como Ressurection Band, Messiah Prophet e Jerusalem. Ele se popularizou nos anos 80 com a banda Stryper, cujos integrantes chegavam a atirar bíblias para a plateia durante os shows. No Brasil, o estilo musical também chegou nos anos 70, com o grupo Êxodos. A banda brasileira, aliás, é dona de uma música que se tornou bastante popular na internet em 2012, dentro do vídeo “Para Nossa Alegria”.

 

White metal, black metal e o preconceito nosso de cada música

Wizard Rock (Wrock) – “Rock Bruxo”
O universo de Harry Potter não está restrito aos livros, aos filmes e às centenas de produtos licenciados. Em 2002, surgiu nos Estados Unidos o Wizard Rock (Rock Bruxo), cujas letras se baseiam nas histórias do bruxo mais famoso do mundo. As bandas pioneiras foram Harry and The Potters e Draco and The Malfoys. À medida que o gênero se popularizou foram surgindo convenções de bandas desse singular estilo musical. O mais famoso evento já realizado recebeu o nome de Wrockstock, em alusão ao lendário Woodstock, que aconteceu em 1969. A mais recente das seis edições do festival foi realizada em  junho do ano passado na cidade de Saint-Louis. Abaixo, “Save Ginny Weasley”, a música mais famosa de Harry and The Potters.

Ouça: King Gizzard & The Lizard Wizard – Monkeybuzz

Nintendo Core
As músicas tocadas em jogos da Nintendo, como Super Mario e Donkey Kong , também viraram um estilo musical, batizado pelos fãs de Nintendo Core. Ele mistura os sons do videogame com o estilo agressivo do rock moderno. Surgiu no final da década de 90, com a banda de metal Horse The Band. No início, os ruídos dos games eram tratados como uma brincadeira. Aos poucos, porém, o grupo foi incorporando os sons produzidos pelos jogos virtuais ao seu estilo de música. A seguir, ouça a música “House Of The Boo”:

Nintendocore – Wikipédia, a enciclopédia livre

Country Truck Driving
O Country Truck Driving, subgênero da música country americana, foi outro que surgiu na década de 70. As letras exploram os aspectos cotidianos de um caminhoneiro, assim como os equipamentos presentes nos veículos e nas histórias populares da profissão. Geralmente, os artistas que se enquadram no gênero são cantores de country que, ocasionalmente, produzem músicas com a temática da Country Truck Driving, casos de Dale Dudley, Jerry Reed e Red Sovine. O primeiro, aliás, teve a sua música “Six Days On The Road” (Seis Dias na Estrada), considerada a melhor canção deste estilo pelo site americano www.overdriveonline.com.

Tip It on Back With Country's 100 Best Drinking Songs

Bubblegum Dance
O Bubblegum Dance é um gênero que vem da Escandinávia. Foi criado na Dinamarca nos anos 90. Recebeu esse nome em homenagem aos artistas da música pop dos anos 50, que costumavam posar para fotos fazendo bolas de chiclete. Caracteriza-se por conter elementos infantis em suas letras, o que confere um “aspecto fofo” às canções. Só que existem músicas cheias de referências sexuais.  Entre os principais artistas do gênero, estão a dinamarquesa Miss Papaya, a norueguesa Bambee e o grupo sueco Smile.dk. A seguir, a música “Cinderella”, composta por Miss Papaya:

Countdown! The Top 20 Bubblegum Dance Projects of all time! | Bubblegum  Dancer

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This