Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Cidade catalã é decorada com bonecos fazendo cocô

18 de novembro de 2013

O fim do ano está chegando, e, com ele, os preparativos para as festas. Quem prestar atenção já consegue encontrar as primeiras manifestações natalinas pelas cidades. Com a globalização, a tradição do Natal se tornou bem uniforme, mesmo entre países com culturas diferentes. Mas Girona, uma cidadezinha na região da Catalunha, na Espanha, foge do comum. Em vez de guirlandas, laços e luzinhas, os enfeites que predominam nas festas de fim de ano de lá são… bonecos fazendo cocô!

O caganer (que é o mesmo que o nosso “cagão”) é um personagem tradicional da cultura catalã, cuja história remete ao século 18. Naquela época, os povos da região acreditavam que as fezes dos humanos eram férteis, tendo o poder de enriquecer o solo, além de levar saúde e serenidade aonde fossem depositadas. Vem daí a ideia de associar o cocô ao Natal, época de trocas de presentes e saudações prósperas. Um bonequinho simbolizando a tradição foi então criado, passando a integrar os presépios catalães (veja abaixo a figura que aparece do lado esquerdo da foto).

A figura original é típica da Catalunha: veste trajes tradicionais da região, usa um gorro catalão e fuma cachimbo. No entanto, mais curioso do que a própria tradição é que, dos anos 90 para cá, os produtores oficiais de caganers da Catalunha têm adicionado celebridades mundiais à sua coleção de Natal. Já passaram pelo catálogo nomes como Barack Obama, Michael Jackson, Einstein e John Lennon.

Entre as novidades deste ano, estão os bonecos de Dilma Rousseff e Neymar Jr. Eles não foram os primeiros brasileiros a ganhar a homenagem: Ronaldinho Gaúcho e o ex-presidente Lula já apareceram nos presépios catalães.

Os bonecos estão disponíveis no site oficial da cidade, pelo preço médio de 16 euros (50 reais). O caganer mais vendido de todos os tempos é o de Lionel Messi, companheiro de Neymar na equipe do Barcelona. A loja virtual faz entregas internacionais, inclusive para o Brasil. Para fechar, uma curiosidade: o povo da Catalunha é tão ligado ao significado das fezes que, na língua catalã, há 20 palavras diferentes que significam cocô.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

8 Comentários

8 Comentários

  1. Nathalia Oliveira

    Booora fazer um do Danilo Gentili *—*

    Responder
  2. nicole

    Gostar muito desse. Deseja a tudos um ano novo cheio de cocôs.

    Responder
  3. NATALINO ROSA

    OLHA MUITO CRIATIVO PARABÉNS. COMO COMPRAR ?

    Responder
  4. ANTONIO

    LOGO LOGO SERÃO OS SIMPSONS THA THA THA THARA THA THA THARANANANAAA…THA THA THA THA THA PARARARAM! (MUSICA DE ABERTURA DOS SIMPSONS)

    Responder
  5. ANTONIO

    SÓ PRA COINCIDENCIA E PRECAUÇÃO ALCOOL TAMBEM É FERTIL E CERVEJA

    Responder
  6. vitória moraes

    “os povos da região ACREDITAVAM que as fezes dos humanos eram férteis” – as fezes e urina (de bois, cabras, e também homens) SÃO ricas fontes de nutrientes para o solo. o ideal seria trocar esse verbo “acreditar” por “saber”,

    Responder
  7. Rafaela

    Caramba! Adorei aqueles tópicos do artigo! Parabéns 😀

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This