Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A incrível história do homem que coleciona datas comemorativas

5 de dezembro de 2013

Quem disse que os homens têm problema para lembrar de datas importantes? Existe um radialista catarinense que subverteu essa teoria. Antônio Cézar Ribeiro, 48 anos, é o criador do site www.diasde.com , no qual os internautas podem consultar, diariamente, quais as datas comemorativas do Brasil e do mundo. Em novembro, o site foi eleito a maior coletânea de datas comemorativas do país pelo portal Rank Brasil (www.rankbrasil.com.br), entidade responsável por homologar os recordes já estabelecidos em território brasileiro. Ribeiro alcançou a incrível marca de 12.793 datas comemorativas registradas. O acervo conta ainda com 9.861 santos do dia, 5.729 comemorações de cidades, 10.645 fatos históricos, 5.356 mortes marcantes e 10.400 nascimentos importantes. Vale destacar que 90% das datas comemorativas presentes nos arquivos estão acompanhadas de explicações bastante detalhadas.

A incrível história do homem que coleciona datas comemorativas - Blog dos  Curiosos

Páginal inicial do site www.diasde.com

Adivinhe qual é o país campeão de datas comemorativas? É o Brasil. Dentre as tantas datas celebradas (Antônio Cézar afirma que é impossível precisar um número exato, pois existem algumas não confirmadas) no país, algumas são bem curiosas. Em Esperantina-PI, por exemplo, os vereadores determinaram, em 2001, o dia 9 de maio como sendo o “Dia do Orgasmo”, com o objetivo de quebrar tabus sexuais. Há também datas bem específicas, como aquela dedicada à “conscientização da prevenção do câncer de colo retal”, que, de acordo com Antônio Cézar, ainda não possui um dia específico de celebração, embora projetos de lei sobre a criação da data já tenham sido aprovados.
Em outros países datas estranhas também figuram no calendário.  Para os japoneses, 15 de março é o “Dia do Pênis”, uma brincadeira com a celebração do “Dia da Xolheita”, dedicado a celebrar a fertilidade na agricultura do país. Já para os portugueses, 25 de abril é considerada uma data em homenagem aos “cornos” nos Açores. E há também as datas internacionais, como o “Dia Internacional de Sair do Armário”, comemorado em 11 de outubro, e o “Dia Internacional da Prostituta”, celebrado em 2 de junho, data em que prostitutas francesas protestaram, no ano de 1975, por melhores condições de trabalho. O que dizer, então, do Antinatal, comemorado pelas comunidades satanistas todo dia 25 de junho?
O projeto existe desde 2008, mas Ribeiro, que mora em Américo Brasiliense-SP, afirma que a sua ideia inicial era completamente diferente. “No início, eu queria abrir um serviço de telemensagem, no qual eu interpretaria mensagens românticas para casais”, conta. “Mas, pesquisando algumas datas comemorativas na internet, percebi que esta é uma área cheia de informações desencontradas e cópias. Então, resolvi criar o site para fazer algo diferente nesse sentido”. Desde então, ele tem dedicado grande parte de suas horas vagas, até mesmo madrugadas, para pesquisar projetos de leis, notícias na internet e livros de história, além de conversar, por telefone, com possíveis fontes, como funcionários de assembleias legislativas e de câmaras de vereadores. Apesar da tarefa um tanto quanto trabalhosa, Antônio Cézar garante que não tem dificuldades, com exceção de uma limitação causada por sua deficiência visual. “Como sou cego, às vezes preciso da ajuda de alguns amigos para a leitura de documentos mais antigos, já que nem sempre o scanner consegue lê-los”, explica. Além disso, também afirma que a deficiência visual o impede de fazer algo que, segundo ele, atrairia mais visitantes ao endereço virtual. “Queria muito trabalhar mais na parte visual do site, mas a minha deficiência atrapalha um pouco”, diz.

 

Antônio Cézar Ribeiro utilizando o computador adaptado para sua deficiência visual

Para a criação do site, que segundo ele conta com uma média de 900 acessos diários atualmente, Antônio não poupou esforços e aprendeu até fundamentos de programação de computador por conta própria. Ribeiro herdou ainda um presente e tanto do antigo recordista do Rank Brasil, o empresário mineiro Franklin Lopes de Freitas: um acervo contendo 3.999 datas comemorativas, 3.170 santos do dia, 1.483 datas festivas, 365 anjos protetores, 365 datas especiais para aniversário, 365 curiosidades e calendário de bodas. São 200 quilos de papel que garantirão que o recorde ficará nas mãos de Ribeiro por muitos e muitos anos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This