Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A água mineral que mata (e enterra) a sede

23 de outubro de 2009

Quando estava deixando Lisboa, a caminho do aeroporto, vi uma asilo chamado “Haja Deus”. Mais curioso que isso é o nome dessa água mineral que, com certeza, mata a sede de vez:  água mineral Penacova!
EU NUNO'BI =): Pe'Na'Cova!!!
A água é produzida na região de Penacova, cidade portuguesa de 16 mil habitantes. Além de um nome bem engraçado, o município possui um Corpo de Bombeiros Penacova, responsável por apagar incêndios e atualizar um blog com suas aventuras.
iG Colunistas – Blog do Curioso, por Marcelo Duarte - » A água ...
Ah, quer saber o que fazer em Penacova? É só seguir o Twitter da Prefeitura de Penacova.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

Campeão mundial de Pulo em Poça d’Água

A curiosidade hoje vem do País de Gales, que faz parte da Grã-Bretanha. É lá que mora Theo Burkitt-Watkins, de 3 anos, que acaba de ganhar o título de campeão mundial de Pulo em Poça d’Água. Sim, esse campeonato existe. Este ano, ele aconteceu remotamente. Os...

66 Comentários

66 Comentários

  1. Luso

    Conheço a vila de Penacova muito bem, que fica a 25kms de Coimbra, que tem so a 2ª Universidade mais antiga da P.Ibérica, e mando daqui um convite para visitar essa linda terra às margens do Rio Mondego, eternizado no mundialmente famoso Fado de Coimbra.
    Experimente provar a gastronomia, a doçaria, os vinhos e claro visitar a região e talvez sua opinião mude, que tal?

    Responder
    • Uélintom

      Caro, para o mundo a península ibérica não é nada. E o que se dirá, ainda, de falar em ‘segunda’ universidade mais antiga. Se pelo menos fosse a primeira…

      Responder
  2. Léia

    Eu vivo em Portugal a 3 anos e confeço que também ri muito quando conheci Penacova. Mas embora o nome não seja muito sugestivo, é uma cidadezinha á beira do rio mondego, rodeada por uma paisagem magnifica, de encher os olhos. Vale a pena botar os pés em Penacova!! rs

    Responder
  3. ANTONIO CARLOS

    TB JA ESTIVE EM PORTUGAL,E ENCONTREI UM BAIRRO EM LISBOA CHAMADO REGO, ACHO Q FICA PERTO DO CLUB DO BENFICA. E LA TEM UM DEPARTAMENTO DE LIMPEZA QUE ESTAVA ESCRITO BEM GRANDE FORA DO PREDIO…SERVIÇO DE LIMPEZA DO REGO…….

    Responder
    • laercio

      Havia uma banda de rock por lá , no inicio da decada de 80, chamada ” VAPORES DO REGO”. Nada Mal…

      Responder
  4. Marcia

    Ja conhecia essa região sim, com esse nome tão inusitado…alias ja ouvi uma sátira dum brasuka o japa da jovem pan a ligar a uma portuguesa pra pedir informaçoes sobre a agua penacova…mto engraçado e bem bolado…um grande abraço!!!

    Responder
  5. bruxinha

    Mesmo com este nome carismático, o lugarejo é lindíssimo!!

    Responder
  6. francisco

    e’….no brasil tem pe’ na bunda……..

    Responder
  7. Romulo Paschoal Zanini

    Embora com um nome estranho para muitos nota-se que o nome é realist, já que ao nascermos estamos a caminho de ir para a cova penacova, puro realismo portugues

    Responder
  8. Piêtra

    Mais bizarro que esta água mineral, é o nome de um Motel português, intitulado ” Fados & Fodas”

    Responder
    • Dora

      Cara, isto é, na verdade, uma piada dos anos 70…Este motel não existe, a não ser que tenha sido assim nomeado depois que a piada caiu na boca do povo!

      Responder
  9. Rosangela barbosa

    Gostei muito da reportagem, tudo sobre Portugal me interessa, pois meu pai veio pro RJ na decada de 60,sera que ele era morador de Penacova?

    Responder
    • gilson alves

      Rosangela. Você parece ser boa filha. Aconselhe seu querido pai a voltar para Penacova. Aí no Rio de Janeiro, o pé está cada vez mais perto da cova.

      Responder
  10. Raildo

    Pena q é propaganda enganosa, senão poderiam mandar algumas garrafas prá servirem prá bandidos q derrubam helicóptero.

    Responder
    • marcelo

      não é enganosa nada…isso é verdade e ela existe sim…inclusive o japa que era do panico e fazia o personagem carlos caramujo chegou uma vez a ligar para a empresa de agua pé na cova aqui em portugal…tá aqui o link – http://www.youtube.com/watch?v=KorHV8LFY5o

      Responder
  11. Mario Mesquita

    Eles podiam patrocinar o Fluminense…

    Responder
  12. Paulo Pimentel

    Qual é a graça? Não entendi. Aqui não tem Botafogo? Tiradentes?

    Responder
    • Claudia Mesitieri

      Boa colocação! Estamos tão habituados com Botafogo e outros que não achamos bizarros.

      Responder
  13. Malu

    Coisa de portugues…
    Essa água quero passar longe rs

    Responder
  14. Wilson Padial

    Essa água é de amargar. Dizem que tem um comprimido que mata a sede, em Portugal; basta tomá-lo com 3 copos de água e a sede vai embora. Dizem, também, que o gerente dessa empresa é tão atrapalhado, tão confuso, que tentou suicidar-se e matou o irmão gemeo por engano.

    Responder
  15. Marcelo Arruda

    Vindo de terras de Além-Tejo, não pode causa surpresa.

    Responder
  16. Edi Anelli

    JÁ IMAGINOU A PESSOA SENDO DA CIDADE E OUTRA PERGUNTAR-LHE , ONDE VOCE RESIDE? E A OUTRA –
    LHE RESPONDER, RESIDO EM PORTACOVA………..
    ABS: HAILTON

    Responder
  17. Éverson

    Sou ascendente de português nascido em Penacova. Há dois anos estive lá e constatei que a cidade é aconchegante e a paisagem à beira do rio Mondego é fascinante. Quem tiver a oportunidade de conhecer, não irá se arrepender.

    Responder
  18. Armando

    Caro Uélinton
    como você é bobo! Que pobresa de espírito!! Aliás essa pobreza começa pela grafia do seu nome!

    Responder
  19. Ailton

    Cá em Portugal há curiosidades muito interessante aos ouvidos de brasileiros, como por exemplo, o posto de gasolina, se chama GASOLINEIRIA, carro AUTOCARRO, celular é TELEMÓVEL, ou simplismente MÓVEL, onibus é CARRINHA, fila de pessoas e BICHA, bicha é PANELEIROS, banheiro é CASA DE BANHO, borracha é GOMA, borracheiro é GOMEIRO. time de futebol é MALTA DE FUTEBOL, meninos é PUTINHOS, moças é RAPARIGAS, rapaz é GAJO, estacionamento para carros é ACOSTO PARA AUTOCARRO.

    Responder
  20. Angela

    Acho Portugal muito interessante e cultural, com seus castelos e até mesmo um feudo em castelo rodrigo., com sua capela de ossos em évora, a rosa dos ventos, portanto penacova, deve ser mesmo encantadora e atraente. AH. esqueci de citar Almeida, cidade construída dentro de uma fortaleza, logo esse país tem o que se ver….

    Responder
  21. Helena

    Aqui no Brasil tem pegatrocha, q são todos vocês com esses comentários.Vão procurar algo útil pra fazer.

    Responder
    • Peludo

      Helena, quando você viaja para regiões de cultura diferente da sua, em grande parte você o faz para conhecer as belezas do lugar, mas também por curiosidade sobre essa cultura. Foi o motivo que te fez abrir este blog.
      Quanta seriedade, Helena. Cuidado, trabalhar 24 horas por dia mata. Abra seu coração para a alegria e para a desconcentração sem compromisso, os que vivem em seu entorno agradecerão.
      Um abraço.

      Responder
  22. luiz antonio gardiman

    No revaldo do Porto os tripeiros ganharam por três golos dos alfacinhas/encarnados e o nosso guarda-redes ficou invicto no time da cidade invicta sem sequer tomar uma bola na moldura. É mais uma conquista nos Palmares dos portistas. E parte da torcida foi tomar uma bica na tasca e/ou um galão e outra parte foi tomar um imperial e uma ginjinha. Ainda bem que falamos a mesma língua.

    Responder
    • celso

      Moldura?conheço como baliza..e não Moldura, que piada sem graça, só olha para o rabo dos outros,olha o seu antes, idiota.Palmares?o que significa isso?, pq eu como Português conheço palmarés, que nada tem a ver com isso.

      Responder
  23. Fatima

    Quanta bobagem!

    Responder
    • Francisco

      Fátima, sorria, desopile seu fígado. É muito melhor encontrarmos motivos pra rir do que pra chorar. Fique de bem com a vida.

      Responder
    • Dora

      …de acordo com o assunto, melhor dizendo, de acordo c/ a forma que o assunto foi tratado! Pena, porque pelos comentários de pessoas que conhecem a região, perdeu-se a oportunidade de se fazer uma boa matéria.

      Responder
  24. Francisco

    Nunca poderia pensar que fosse rir tanto com penacova. Valeu.

    Responder
  25. Rindo de vocês

    Pior do que isso é lembrar que a lingua que nós falamos é deles, e nós a destruimos a todo o momento, engulindo o R e o S em quase tudo.Que moral temos para criticar?Tenham vergonha………

    Responder
    • Romão

      Destruimos, não, consertamos.

      Responder
  26. gilson alves

    Rosangela: Talvez as palavras aparentam serem pessadas .Hoje passei o dia assistindo canais de TV.

    Responder
  27. nono

    falar para o Uélinton, que cultura é o minimo que voçe devia ter, por isso não dá valor a segunda universidade do mundo, porque voçe não deve conhecer nenhuma universidade seu analfabeto, e a Pietra deve conhecer muitos motéis, pois é o que mais gosta de fazer

    Responder
  28. Francisco

    Marcelo, realmente a água mineral Penacova é uma curiosidade que justificou os muitos comentários engrassados, não resta dúvida. Na leitura das mensagens das atividades do Corpo de Bomberiros de Penacova também foi muito interessante chamando atenção a dedicação dos nobres bombeiros, a participação de voluntários em diversas situações cooperando com os bombeiros e também a preocupação de mostrar, ensinar e incutir nas crianças uma atividade que realça o amor ao próximo. Voltando a nossa realidade, em terrmos de Brasil, é bom mudarmos de assunto…

    Responder
    • celso

      Engrassados? Escola nele.É “engraçados”…ignorante.

      Responder
    • Francisco

      Caro Celso, obrigado por apontar o erro, mas não deve ser motivo para voltar a escola. Eu estava me divertindo com o assunto e comentários postados, não muito atento à ortografia que é o que menos interessa nos blogs. Se você visita a coluna apenas com objetivo professoral, não posso fazer nada por você além de desejar que seja feliz exercitando seu mau humor e seu pedantismo.

      Responder
    • Francisco

      Caro Celso agradeço pela correção. Só que não vejo motivo para colta a escola. A visita a um blog eu a faço para me descontrair e não me preocupo com ortografia. Já que sua motivação é professoral e seja feliz mesmo com seu mau humor e pedantismo.

      Responder
  29. Maria

    Se vc pensar bem quem está com o Penacova é o povo do RJ, e se bobearem são todos os brasileiros, pq isto aqui virou bagunça!

    Responder
  30. José Morais

    Concordo com a Fátima: quanta bobagem !
    Que tal o autor aprofundar sua importantíssima pesquisa por bairros do RJ, tais como Cascadura, Madureira, Botafogo. Ou ir até Vassouras (RJ) e Varre-Sai ( também no RJ, onde nasceu o violonista Baden Powell).
    Aliás, dizem que as moças de Curralinho (PA) devem ter cuidado com os rapazes de Pau Grande (RJ – cidade onde nasceu Garrincha), ou os de Saco Grande (bairro de Florianópolis, SC).
    Uma sugestão aos que acharam tão engraçado o nome da bela Penacova: vão à Puta Que Pariu (em MG – se quiserem ver no ‘Google Earth’ as coordenadas são 22 0186º3’0.00″S e 46º8’60.00″0).
    José Morais – Carioca da gema – nascido em Ipanema, RJ.

    Responder
  31. Fernandes

    O que é Penacova se comparada a Pau Grande, cidade natal do grande Mané Garrincha ? Imaginem o como deve ser constrangedor passar a vida se declarando cidadão de Pau Grande.

    Responder
  32. Carlos

    O mais engraçado e ver a “eterna pureza da serra do BUÇACO” que raios será o “buçaco”

    Responder
  33. Antonio Loureiro

    Ja estive em Portugal 3 vezes,me fascina a limpeza e a paisagem do pais, nunca tive dificuldade ao falar com as pessoas, existem nomes bizarros, mas para quem estuda nossa lingua e possui um vocabulario razoavel, nao ha nenhuma novidade.

    Responder
  34. joaopito

    alguém conhece a cidade de não me toque?
    só faltava pseudos intectuais dar opiniões sobre a cultura e os costumes de outros povos sem conhecê-los, nós não temos cacife nenhum para tirar “sarro” em ninguém no mundo quiçás no Haiti, Zimbawe e mais uns dois.

    Responder
  35. PIUPIU

    Poderíamos importar um grande quantidade da água e enviar para nossos congressista e torcer para que surta o efeito do nome.

    Responder
  36. mnc

    Olá, bom dia.
    Minha primeira vez neste blog, senti atraída pelo interessante, post : Vilarejo Pé na Cova.
    O simbolismo, das palavras nos remete ao intento que elas refletem, ora água que deveria ser momeada evocando saúde, bem-estar, tipo “Vida longa”( “Viva a vida” semioticamente falando).
    Cá p estas bandas do norte de Minas existem vilarejos esquecidos…Volta Bala (muio tiroteiio por questões agrárias e richas familiares antigas).
    Acode a Chuva,muitos anos atrás um fenômeno metereológico, fez chover peixes, um forte redemoinho de vento no rio local, sugou os peixes e os atirou longe, dando a impressão que vinham do céu ao caírem nos telhados das casas….
    Pé Sujo, um lugarejo cheio de lama argilosa, impossível de se manter limpos os pés, que tb ten um bordel da roça…
    Sovaco fedendo, p se chegar lá , alto de morro sol escaldandte, soa-se muito e o desodorante fica vencido…eca.
    E por aí vai.
    Att.

    Responder
    • Eu

      Querida o tal vilarejo, municipio vc quer dizer, nao é “Pé na cova” e sim PENACOVA, não tem acento e é tudo junto, vc nem ler sabe…

      Responder
    • Laurindo

      Legal, Mnc. Bela intervenção. Com certeza, outras regiões têm também suas curiosidades, quanto a nomes ou apelidos de lugares, como no velho Portugal.
      Um abraço.

      Responder
  37. Admar

    HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEH

    Responder
  38. Zoraide

    Terminou valendo a pena, porque juntando todos os comentários, comecei o meu dia com assunto interessante para rir e fazer rir. Gente! vocês todos são ótimos! Sozinha na frente do computador ri bastante e vocês estão sendo os responsáveis para fazer meu dia começar mais alegre. Deus abençoe os mal humorados e bem humorados destes comentários.

    Responder
  39. Ademir pirituba

    Achei engraçado a água PENACOVA de Portugal , são tipos de brincadeiras que as pessoas esquecem a parte negativa da vida,e, e com alegria a vida fica mais longa.Parabéns pela idéia.

    Responder
  40. José Aragão

    Estive lá recentemente e trouxe a água mineral Penacova (excelente). Também passei no mencionado Buçaco (que antes se escrevia Bussaco), que fica perto de Penacova. Há um mosteiro do século XVI, cercado de árvores centenárias imensas e um jardim belíssimo, e ali houve uma grande batalha contra as tropas de Napoleão, vencida pelos portugueses. Aos analfabetos que ficam escrevendo besteira (e logicamente aos demais também), recomendo que conheçam lugares como esses, não importando o nome que possuam…

    Responder
  41. Josiane Jardim

    Pela primeira vez acessei o blog; a provocação jogada no ar(sobre penacova); foi bem legal. Os comentários foram muito engraçados… eu ri tanto… mas tanto… tanto…rs…rs.rs…

    Responder
  42. eduardo

    Caro Marcelo,
    Uma pronuncia incorreta distorce o real significado do nome desta cidade. A pronuncia verdadeira é penacôva, tudo junto, e naõ pé na cova como nos parece aqui no Brasil, associação a estar a beira da morte, com o pé na cova. A palavra penacova significa penha(queda ingreme) e côvo( depressão côncava) particularidades do relevo na região. É uma cidadela histórica belissíma, com vistas magnificas do Mondego, ótima gastronomia típica, vale a visita. Quanto aos bombeiros voluntários, tenho um primo que é bombeiro lá, fazem um serviço exemplar. E uma curiosidade, nas aldeias de Portugal o nome popular dado a cemitério é ” Quinta dos Calados”, bem sugestivo, não?

    Responder
  43. Marcelo Magalhães

    gostaria muito de conhecer o milagreiro que consegue enterrar água sem nenhum vasilhame para conter o líquido, considerando – se que essa incrível água foi ou sera bebida. Esclareçam se for muiiiiiiiiito possível. Re.re.re.re. maismuitos re re re re ……..

    Responder
  44. Fernandes

    Essa coisa de nomes exoticos dá conversa para mais de metro. Como você (Marcelo Duarte) gosta de curiosidades aqui vai mais uma.
    Um dos maiores e mais antigos cemitérios de Lisboa é o “Cemitério dos Prazeres”, dá até vontade de morrer para experimentar os tais “Prazeres”… e olha que eu sou um “Alfacinha da gema”.
    Consideremos, entretanto, que o “Cemitério da Consolação” em São Paulo também é um concorrente forte.

    Responder
  45. Fernandes

    E se lhe disser que na subida para o Castelo de São Jorge existe um largo muito visitado e fotografado por brasileiros, chamado “Largo da Bicha” … É claro que continuo a falar de Lisboa.

    Responder
  46. Fernandes

    E o famosa placa de transito “Troço em Obras” que não passa de um inocente aviso de que o proximo trecho da estrada está em obras….

    Responder
  47. Fernandes

    Marcelo, ouço-te quase todos os sabados na Band e gostaria de trocar figurinhas contigo via e-mail, “dar-te-ei” milhões de curiosidades lusitanas. Certamente dará para escrever um livro … um best-seller de besteirol.
    O pessoal fica com essa conversa mole de países irmãos separados pelo Oceano Atlantico … mas que nada, nós estamos é separados pela lingua!!! Não há Acordo Ortográfico que unifique o português de Portugal com o português do Brasil.
    Em Portugal continua a escrever-se: Baptismo, Optimo, Connosco, Indemnização, Accão, Secção, e vai por aí …
    Em Portugal usam-se todos os tempos verbais, simples e compostos.
    Imagina você lá na Band dizendo “oferecer-lhe-emos um livro Guia dos Curiosos …” ia parecer a frase atribuida a Jânio Quadros “fi-lo porque qui-lo” ou “bebo-o porque é liquido, se fosse sólido comê-lo-ia”…
    Na realidade brasileira não existe nem futuro … ninguem diz “amanhã comprarei o livro do Marcelo” qualquer um dirá “amanhã vou comprar o livro do Marcelo” … tenta lembrar a ultima vez que você usou um verbo no futuro!
    Um Abraço e aguardo a tua resposta.

    Responder
  48. JMFernandes

    Mudei o nome porque já tem um Fernandes … os comentários acima são meus.

    Responder
  49. JMFernandes

    Já que o pessoal adora um “sarro” … aqui vão três curiosidades:
    1- A mais tradicional água gaseificada portuguesa é a “Água das Pedras” … obviamente não feita de pedras.
    2- A mais tradicional água sem gás é a “Água do Luso” … que nada tem a ver com nenhum português … Luso é uma pequena vila na região da serra do Buçaco que possui grande fama pelas suas Termas.
    3- No dia a dia os patricios chamam a água gaseificada de – “água com borbulhas” e, é claro, a não gaseificada de – “água sem borbulhas”. Mas dependendo da região também falam com ou sem “picos” … parece ser o fim da picada, mas quem for de lá sabe!

    Responder
  50. Ricardão

    Realmente Portugal tem o que se ver… só não pode engatar a 4ª marcha, senão quando perceber as mulheres perderam os bigodes, ficam bonitas e se são espanholas!!! HAHAHAHAHAHAHHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This