Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Nome artístico de Elton John teve até inspiração em um cavalo de seriado de TV

25 de março de 2017

Elton Hercules John comemora 70 anos hoje. Ele nasceu em 25 de março de 1947 como Reginald Kenneth Dwight e mudou oficialmente seu registro em 7 de maio de 1972, cerca de três anos depois de iniciada sua carreira solo e cinco anos depois de ter usado o pseudônimo para assinar sua primeira composição, “Scarecrow”. O aniversariante começou sua trajetória na música como tecladista do Bluesology, um grupo britânico de “blue-eyed-soul” e “British blues”, variações locais do blues e do soul que faziam sucesso nos Estados Unidos. E foi justamente desse período que surgiu a inspiração para o nome Elton John.

A formação do Bluesology em 1965: Elton John, ainda como Reg Dwight, é o último da esquerda para a direita

O “John” é uma homenagem a Long John Baldry, o vocalista do Bluesology. Nascido em 12 de janeiro de 1941, John Willian Baldry cresceu em uma família de classe média de Londres e se encantou pelo jazz e o blues ouvindo a coleção de discos do seu vizinho. Na adolescência, ele se aventurou pelo bairro de Soho onde descobriu o skiffle folk, gênero musical em alta na época. Por causa de seus mais de 2 metros de altura, se tornou Long John Baldry. Em uma das várias bandas das quais participou, a “Hoochie Coochie Men”, ele lançou Rod Stewart, então com 19 anos. Com o fim da Bluesology, em 1968, Long John foi um dos maiores responsáveis pela recuperação emocional de Elton John, que havia tentado se suicidar por causa de problemas em seu relacionamento. Homossexual assumido desde o início dos anos 60, “Long John” ajudou o parceiro a não mais reprimir sua opção sexual. Baldry faleceu em 23 de julho de 2005.
Já o “Elton” de Elton John é uma homenagem a outro parceiro da Bluesology, o saxofonista Elton Dean. Nascido em 28 de outubro de 1945, ele entrou para o mundo da música a partir de um convite de Long John Baldry para integrar a Bluesology em 1966, quando a banda decidiu entrar em definitivo em uma carreira mais profissional – o que afugentou todos os integrantes exceto Baldry, Elton John (que ainda era conhecido como Reg Dwight) e o guitarrista Stewart Brown. Com o fim do Bluesology, passou por outras bandas, orquestras e realizou trabalhos solo. Morreu em 7 de fevereiro de 2006.

Elton John em 1972, após a mudança de registro

“Elton John” é , portanto, uma reverência a dois ídolos do cantor. Mas o que chama atenção é o sobrenome do meio, “Hércules”. Seria ele um fã da mitologia grega? Negativo. A história é mais curiosa. John era telespectador assíduo do seriado inglês “Steptoe and Son”, produzido pela BBC entre 1962 e 1974. A série mostrava os conflitos entre um pai do início do século XX, que enfrentou a primeira Guerra Mundial e cultivava hábitos rústicos e desprovidos de qualquer luxo, e um filho da década de 1960 com aspirações sociais. Na fazenda da família Steptoe vivia um cavalo chamado Hercules. No episódio 5 da temporada 1970, dois anos antes do registro oficial de Elton Hercules John, o cavalo morreu no episódio “A Death in the Family” (“Uma Morte na Família”).

Em 24 de abril, o cantor se tornou Sir Elton Hércules John, CBE depois de ser condecorado pela Rainha Elizabeth II como Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE é a sigla para Commander of the Order of the British Empire). A Rainha justificou a honraria a partir de seus serviços para a música e para a caridade. Desde 1992 Elton John mantém uma fundação que destina recursos para o tratamento da AIDS.

Elton John é condecorado comandante da Ordem do Império Britânico em 1998

Hoje, na festa em que comemora os seus 70 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, toda a arrecadação será destinada para essa fundação. O evento também celebra os 50 anos de parceria com o letrista Bernie Tapuan, com o qual compôs “Scarecrow” e pela primeira vez se apresentou como Elton John.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Fatia de bolo Real guardado por 40 anos

Fatia de bolo Real guardado por 40 anos

O britânico Gerry Layton pagou 1.850 libras (US $ 2.565) pela cobertura de uma fatia de bolo servida no casamento do príncipe Charles e da princesa Diana em 1981. O colecionador estava interessado pela arte do bolo, um desenho...

O menino dos Cigarrinhos Pan

O menino dos Cigarrinhos Pan

O ator Paulinho Pompéia, garoto-propaganda dos Cigarrinhos de Chocolate Pan (em 1996, a empresa mudou o nome para Rolinhos de Chocolate, para que eles não servissem de estímulo ao tabagismo), morreu em 30 de junho de 2021, aos 72 anos.   A edição de abril de 2003...

Uma barra de chocolate com 121 anos

Uma barra de chocolate com 121 anos

Uma barra de chocolate histórica foi encontrada intacta, com embalagem e tudo, 121 anos depois de produzida. A Rainha Vitória encomendou 100 mil barras de chocolate para presentear os soldados ingleses que estavam lutando na segunda Guerra do Bôeres, entre 1899 e...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Sylvio Haas

    O sobrenome do letrista de Elton é Taupin, não Tapuan.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This