Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades dos 20 anos de Power Rangers

6 de junho de 2013

No dia 28 de agosto deste ano, os Power Rangers completam 20 anos de história. Diferentemente da maioria dos seriados, o Power Rangers muda sua temática a cada temporada. Ao longo da história da franquia, já são 20 temporadas, uma bem diferente da outra. As três primeiras temporadas, intituladas Mighty Morphin Power Rangers (traduzida no Brasil para simplesmente Power Rangers), são as que mais fizeram sucesso por aqui. A mais recente se chama Power Rangers Super Samurai, e começou a ser transmitida no Brasil (canal Nickelodeon) em agosto de 2012. Em maio deste ano, a 21ª temporada, intitulada Power Rangers Super Mega Force, estreou nos Estados Unidos. Nove atores que já interpretaram Power Rangers anteriormente participam dessa nova temporada, que comemora os 20 anos da série. A produtora promete novos episódios até, pelo menos, 2014. Em homenagem à data, o Blog do Curioso preparou dez curiosidades sobre a franquia:

1. As cenas de luta não são originais


Para produzir a série, são reaproveitadas cenas de ação de seriados japoneses de luta. Um deles é o Super Sentai, que faz sucesso no Japão desde os anos 70. As cenas que mostram a identidade dos personagens são filmadas nos Estados Unidos, com atores norte-americanos, para agradar ao público ocidental. “É por causa desse tipo de montagem que, tecnicamente, o seriado sempre foi um tanto tosco”, constata Odair Braz Jr., jornalista especializado em quadrinhos e programas de tevê. Isso  não impediu, no entanto, que a franquia se tornasse um sucesso imediato nos Estados Unidos. Não demorou muito para que os Power Rangers chegassem a outros 60 países.

2. O criador de Power Rangers não é japonês nem americano

Quem idealizou a franquia foi um magnata egípcio chamado Haim Saban. Transformando um programa da TV japonesa em uma marca conhecida globalmente, Haim Saban acumulou uma fortuna de 3,8 bilhões de dólares. Hoje aos 68 anos, ele ocupa a posição número 437 na lista das personalidades mais ricas do mundo. Ele comanda o grupo de mídia Saban Capital Group, que é dono de 7,5% da maior empresa de rádio e TV da Indonésia, Media Nusantara Citra.

3. A franquia foi censurada na Nova Zelândia e na Malásia

Em 1994, a televisão neozelandesa decidiu acatar o pedido de uma geração de pais de crianças fissuradas por Power Rangers. Eles alegavam que os personagens consideravam a violência a solução de todos os problemas. A série foi cancelada no meio de sua segunda temporada e só voltou a ser exibida em 2011. O irônico é que um dos sets de filmagem de Power Rangers ficava, justamente, na Nova Zelândia.

Na Malásia, a franquia foi censurada por um motivo ainda mais bobo. As autoridades ficaram preocupadas com a influência sobre as crianças do nome “Morphin” (de Mighty Morphin Power Rangers, nome original das três primeiras temporadas), que se assemelha ao da droga morfina. A condição para o não cancelamento do programa foi cortar todas as aparições da palavra. O nome do seriado, então, virou Mighty Power Rangers. A frase “It’s morphin time!” (“é hora de morfar”, em português), ficou completamente muda.

4. O Power Ranger azul abandonou o show por sofrer preconceito


O ator David Yost decidiu abandonar a franquia no final da quarta temporada. Depois, ele assumiu que o motivo que o levou a fazer isso foi o preconceito dos companheiros de set. Homossexual assumido, ele era frequentemente chamado de “bicha” durante as gravações. Os outros atores da série confirmaram terem sido interrogados por membros da produção a respeito da opção sexual do colega. David Yost apareceu em mais de 200 episódios de Power Rangers. Ele foi o único ator que apareceu em todos os episódios das três temporadas originais.

5. Power Ranger azul já foi interpretado por uma criança


Blake Foster, na época com apenas 12 anos, foi escalado para interpretar o Power Ranger azul na sexta temporada da série, Power Rangers Turbo. Steve Cadenas, que interpretava Rocky, estava deixando o programa e a produção precisava de alguém para assumir o posto do Power Ranger azul. O personagem de Blake Foster se chamava Justin Stewart, e era uma criança órfã que ajudava Tommy em seu projeto automobilístico. Foi o Power Ranger mais jovem da história do seriado. Hoje com 28 anos, Blake Foster estuda artes marciais e usa faixa preta no Tang Soo Doo.

6. Vilão foi cortado da série porque sua roupa estragou


O último episódio da sétima temporada, Power Rangers no Espaço, foi um especial com todos os vilões que já haviam enfrentado os Power Rangers. Isso porque a produtora anunciou que iria cancelar a franquia. Apenas um vilão ficou de fora da homenagem: Rito Revolto, que atrapalhou a vida dos Power Rangers nas três temporadas de estreia. O motivo? A fantasia do monstro foi danificada e ficava muito caro mandar fazer outra só para o episódio.

7. Nenhuma mulher nunca vestiu a armadura verde dos Power Rangers


Quarenta mulheres já interpretaram Power Rangers na história da série. A maioria delas – 17 personagens – vestiu a armadura amarela. Logo em seguida, vem a roupa cor-de-rosa, que entrou no guarda-roupa de 13 lutadoras. A armadura azul foi usada por duas mulheres ao longo das temporadas da série e a branca, por três delas. Foi só em 2006, treze anos depois do lançamento de Power Rangers, que uma mulher estreou a armadura vermelha. Só a verde continua intocada por personagens femininas.

8. Um dos Power Rangers virou lutador de MMA


Jason David Frank ficou famoso ao interpretar Tommy Oliver, que vestiu a roupa verde e a branca ao longo das três primeiras temporadas de Power Rangers. Nas temporadas seguintes, o personagem ainda usou o uniforme vermelho (1996) e o preto (2004). Destaque nas artes marciais desde a adolescência, o ator anunciou sua entrada no MMA em 2009. Ele entrou no octógono pela primeira vez em janeiro de 2010, derrotando o norte-americano Jonathan Mack com um nocaute. Em agosto do mesmo ano, Jason estreou no MMA profissional também com uma vitória, dessa vez contra Jose Vasquez, dos Estados Unidos. Confiante, o ator já desafiou Jean Claude Van Damme a enfrentá-lo nos ringues. Os dois teriam sofrido um atrito na pré-estreia do filme “Mighty Morphin Power Rangers” (1995).

9. Power Rangers no cinema


Ao longo dos 20 anos de franquia, os Power Rangers apareceram na telona duas vezes: em “Power Rangers – O Filme” (1995) e em “Turbo Power Rangers 2” (1997). Os dois filmes arrecadaram, juntos, cerca de 75 milhões de dólares. Em 2001, foi feita uma nova tentativa de adaptação dos Power Rangers para os cinemas, mas a baixa recepção do público fez com que “Power Rangers em 3D” fosse lançado diretamente nas locadoras.

10. O astro da série Breaking Bad já foi um Power Ranger

Bryan Cranston é conhecido pelo papel protagonista na série norte-americana Breaking Bad. Ele interpreta o Sr. White, homem que, depois de descobrir que sofre de câncer terminal, aprende a produzir a droga anfetamina para arrecadar o dinheiro do sustento de sua família. A série estreou em 2008, quando Bryan já tinha 52 anos. Mas se, antes disso, seu rosto jovem não era conhecido pelo público, certamente uma geração de crianças americanas dos anos 90  reconheceria seu grunhido. Isso porque Bryan Cranston dublou os monstros Snizard e Twin Man na primeira temporada de Power Rangers.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Fatia de bolo Real guardado por 40 anos

Fatia de bolo Real guardado por 40 anos

O britânico Gerry Layton pagou 1.850 libras (US $ 2.565) pela cobertura de uma fatia de bolo servida no casamento do príncipe Charles e da princesa Diana em 1981. O colecionador estava interessado pela arte do bolo, um desenho...

O menino dos Cigarrinhos Pan

O menino dos Cigarrinhos Pan

O ator Paulinho Pompéia, garoto-propaganda dos Cigarrinhos de Chocolate Pan (em 1996, a empresa mudou o nome para Rolinhos de Chocolate, para que eles não servissem de estímulo ao tabagismo), morreu em 30 de junho de 2021, aos 72 anos.   A edição de abril de 2003...

Uma barra de chocolate com 121 anos

Uma barra de chocolate com 121 anos

Uma barra de chocolate histórica foi encontrada intacta, com embalagem e tudo, 121 anos depois de produzida. A Rainha Vitória encomendou 100 mil barras de chocolate para presentear os soldados ingleses que estavam lutando na segunda Guerra do Bôeres, entre 1899 e...

30 Comentários

30 Comentários

  1. Edwazah

    Eu gosto muito da série Power Rangers, tanto como as originais japonesas, mas não pude deixar de notar falhas graves que dá a interpretar errado o que aconteceu de verdade.
    1 – power rangers NÃO É SUPER SENTAI, então power rangers NÃO FOI INSPIRADO EM HOMEM ARANHA.
    2 – A série super sentai NÃO FOI inspirada em homem aranha. Ela foi mais inspirada na série Kamen Rider. Eles viram que as séries onde tinham mais de 1 protagonista dava mais audiência.
    3 – POWER RANGERS foi inspirado em uma série japonesa de 1992, e não dos anos 70.
    4 – A troca de cenas entre eles transformados e não transformados NUNCA foi feita grosseiramente, não na primeira temporada. Eles usavam elas separadamente e para o orçamento/tecnologia da época, foi muito bem feita.
    Nas temporadas atuais você nem percebe a transição!

    Responder
  2. Edwazah

    Eu gosto muito da série Power Rangers, tanto como as originais japonesas, mas não pude deixar de notar falhas graves que dá a interpretar errado o que aconteceu de verdade.
    1 – power rangers NÃO É SUPER SENTAI, então power rangers NÃO FOI INSPIRADO EM HOMEM ARANHA.
    2 – A série super sentai NÃO FOI inspirada em homem aranha. Ela foi mais inspirada na série Kamen Rider. Eles viram que as séries onde tinham mais de 1 protagonista dava mais audiência.
    3 – POWER RANGERS foi inspirado em uma série japonesa de 1992, e não dos anos 70.
    4 – A troca de cenas entre eles transformados e não transformados NUNCA foi feita grosseiramente, não na primeira temporada. Eles usavam elas separadamente e para o orçamento/tecnologia da época, foi muito bem feita.
    Nas temporadas atuais você nem percebe a transição!

    Responder
  3. Rodrigo

    “Para produzi-la, reaproveitou cenas de ação DO seriado japonês Super Sentai, que FEZ sucesso no Japão nos anos 70. As cenas que mostravam a identidade dos personagens foram filmadas depois, com atores norte-americanos, para AGRADAR ao público OCIDENTAL.”
    Vamos por partes:”DO seriado japonês Super Sentai…”… isso já mostra que o autor é um néscio sobre o assunto… Super Sentai NÃO é seriado, mas, uma FRANQUIA.
    “que FEZ sucesso no Japão nos anos 70…” …. outro despautério…. autor NEM sabe que a FRANQUIA Super Sentai FAZ sucesso ATÉ os dias de hoje no Japão…
    “para AGRADAR ao público OCIDENTAL…” = “para AGRADAR ao público AMERICANO”, que NÃO aceita que outros povos possam criar e fabricar heróis para salvar o mundo. Para eles, SÓ eles que podem… mas, foda-se. Prefiro o jeito japonês de salvar o mundo do que os americanos.

    Responder
  4. Rodrigo

    “Para produzi-la, reaproveitou cenas de ação DO seriado japonês Super Sentai, que FEZ sucesso no Japão nos anos 70. As cenas que mostravam a identidade dos personagens foram filmadas depois, com atores norte-americanos, para AGRADAR ao público OCIDENTAL.”
    Vamos por partes:”DO seriado japonês Super Sentai…”… isso já mostra que o autor é um néscio sobre o assunto… Super Sentai NÃO é seriado, mas, uma FRANQUIA.
    “que FEZ sucesso no Japão nos anos 70…” …. outro despautério…. autor NEM sabe que a FRANQUIA Super Sentai FAZ sucesso ATÉ os dias de hoje no Japão…
    “para AGRADAR ao público OCIDENTAL…” = “para AGRADAR ao público AMERICANO”, que NÃO aceita que outros povos possam criar e fabricar heróis para salvar o mundo. Para eles, SÓ eles que podem… mas, foda-se. Prefiro o jeito japonês de salvar o mundo do que os americanos.

    Responder
  5. Jade

    Jadon David Frank participou de um Power Ranger chamado:Dino Trovão Adorei sua participação como Ranger Preto.Participou também como professor de Ciências.Conheceu os alunos Ethan(nerd com computado),Cooner(craque no futebol),Kira(ótima cantora)e Trent(ótimo desenhista,e filho de seu rival Mesogog)

    Responder
  6. Jade

    Jadon David Frank participou de um Power Ranger chamado:Dino Trovão Adorei sua participação como Ranger Preto.Participou também como professor de Ciências.Conheceu os alunos Ethan(nerd com computado),Cooner(craque no futebol),Kira(ótima cantora)e Trent(ótimo desenhista,e filho de seu rival Mesogog)

    Responder
  7. thiago

    power rangers ja mudou a minha vida eu queria fazer um power rangers

    Responder
  8. thiago

    power rangers ja mudou a minha vida eu queria fazer um power rangers

    Responder
  9. Mario Cesar Silva

    Acho que o jornalista mandou bem para alguém que se intitula ‘curioso’. Já o segundo comentarista, que nem se intitula fã, não foi nada humilde.
    No mais, as trocas de personagens eram sim grosseiras, afinal de contas, todos sabem que a primeira ranger amarela no original era um homem, o ranger branco no original era uma criança, e o turbo ranger azul era um adulto (fase essa que rendeu até um longa metragem, logo, o orçamento já era bom).
    O”

    Responder
  10. Mario Cesar Silva

    Acho que o jornalista mandou bem para alguém que se intitula ‘curioso’. Já o segundo comentarista, que nem se intitula fã, não foi nada humilde.
    No mais, as trocas de personagens eram sim grosseiras, afinal de contas, todos sabem que a primeira ranger amarela no original era um homem, o ranger branco no original era uma criança, e o turbo ranger azul era um adulto (fase essa que rendeu até um longa metragem, logo, o orçamento já era bom).
    O”

    Responder
  11. Mario Cesar Silva

    E aliás, parabéns pela matéria. Tinha muita coisa aí que eu não sabia!
    O”

    Responder
  12. Mario Cesar Silva

    E aliás, parabéns pela matéria. Tinha muita coisa aí que eu não sabia!
    O”

    Responder
  13. mario

    Na internet podem ver algumas diferenças entre super sentai e power rangers
    1º: A primeira temporada dos Power Rangers foi inspirada nos Zyurangers, e e as diferenças é que a Trini na versão japonesa, na verdade, é um homem (em alguns Power Rangers acontecem isso);
    2º O Thomy é do mal, mas na versão japonesa é do mal, porque odeia o Vermelho, que é o seu irmão, e ele morre na série (diferente dos Power Ranger, onde Tommy se torna Ranger Branco, e o Ranger Branco na versão japonesa, é um menino)
    3º A Rita é a Bandora dos Zyurangers (é a mesma atriz)
    4º Nos Power Rangers Wild Force, eles Morfam igual aos Gaorangers)

    Responder
  14. mario

    Na internet podem ver algumas diferenças entre super sentai e power rangers
    1º: A primeira temporada dos Power Rangers foi inspirada nos Zyurangers, e e as diferenças é que a Trini na versão japonesa, na verdade, é um homem (em alguns Power Rangers acontecem isso);
    2º O Thomy é do mal, mas na versão japonesa é do mal, porque odeia o Vermelho, que é o seu irmão, e ele morre na série (diferente dos Power Ranger, onde Tommy se torna Ranger Branco, e o Ranger Branco na versão japonesa, é um menino)
    3º A Rita é a Bandora dos Zyurangers (é a mesma atriz)
    4º Nos Power Rangers Wild Force, eles Morfam igual aos Gaorangers)

    Responder
  15. Sr Knight

    Na primeira fase de Mighty Morphin Power Rangers a vilã Scorpina é a Lami de Zyuranger (mesmo caso da Rita/Bandora)utilização das cenas originais apenas redundando as falas, foi interpretada pela atriz Ami Kawai

    Responder
  16. Sr Knight

    Na primeira fase de Mighty Morphin Power Rangers a vilã Scorpina é a Lami de Zyuranger (mesmo caso da Rita/Bandora)utilização das cenas originais apenas redundando as falas, foi interpretada pela atriz Ami Kawai

    Responder
  17. Nícolas

    Muito boa a postagem, mas gostaria de rebater somente a primeira curiosidade de que as lutas não são originais. Essa frase, da forma que foi escrita, deu a entender que nenhuma cena de luta é de autoria americana. Nas primeiras temporadas 90% das lutas realmente eram de origem japonesa, mas nas mais recentes esse número diminui expressivamente! As temporadas de 10 anos pra cá já mostram cenas americanas bem boladas! Abraço! Muito bom o site!

    Responder
  18. Nícolas

    Muito boa a postagem, mas gostaria de rebater somente a primeira curiosidade de que as lutas não são originais. Essa frase, da forma que foi escrita, deu a entender que nenhuma cena de luta é de autoria americana. Nas primeiras temporadas 90% das lutas realmente eram de origem japonesa, mas nas mais recentes esse número diminui expressivamente! As temporadas de 10 anos pra cá já mostram cenas americanas bem boladas! Abraço! Muito bom o site!

    Responder
  19. Danilo Augusto

    Meus amigos de 10 anos pra cá e claro e obvio de se ver menas lutas combates corpo a corpo que muda pra armas ou goupes especiais sem noção na 1* temporada da pra ver claramente mais combate que o torna mais MANEIRO OU MUITO MAIS LOUCO DE SE VER OLHA QUE TENHO 22 ANOS E ACOMPANHO ATE OS DIAS DE HOJE, e o sucesso do negocio e viva o povo Japonês por isso …

    Responder
  20. Danilo Augusto

    Meus amigos de 10 anos pra cá e claro e obvio de se ver menas lutas combates corpo a corpo que muda pra armas ou goupes especiais sem noção na 1* temporada da pra ver claramente mais combate que o torna mais MANEIRO OU MUITO MAIS LOUCO DE SE VER OLHA QUE TENHO 22 ANOS E ACOMPANHO ATE OS DIAS DE HOJE, e o sucesso do negocio e viva o povo Japonês por isso …

    Responder
  21. Vinicius Junqueira Campos

    Acho justo a adaptação,não ficaria satisfeito com um elenco inteiramente de olho puxado do mesmo geito que não ficaria satisfeito oom um elenco totalmente branco,negro ou com olhos ocidentais,tem que ter divercidade e a respeito do seriado ser tosco;pode até ser mas é des da raiz la do japão pois o elenco dos seriados japoneses tem padroes de beleza como principal alvo,todos branquinhos e de cabelos lisos,algo que me da nojo…

    Responder
  22. Vinicius Junqueira Campos

    Acho justo a adaptação,não ficaria satisfeito com um elenco inteiramente de olho puxado do mesmo geito que não ficaria satisfeito oom um elenco totalmente branco,negro ou com olhos ocidentais,tem que ter divercidade e a respeito do seriado ser tosco;pode até ser mas é des da raiz la do japão pois o elenco dos seriados japoneses tem padroes de beleza como principal alvo,todos branquinhos e de cabelos lisos,algo que me da nojo…

    Responder
  23. Eduardo

    Fala Marcelo blz? .. Nunca fui chegado a Power Rangers .. prefiro os classicos japoneses … Mas, vc esqueceu de citar no texto que a primeira ranger amarela (Thuy Trang), faleceu em 2001 devido a um acidente de carro.

    Responder
  24. Eduardo

    Fala Marcelo blz? .. Nunca fui chegado a Power Rangers .. prefiro os classicos japoneses … Mas, vc esqueceu de citar no texto que a primeira ranger amarela (Thuy Trang), faleceu em 2001 devido a um acidente de carro.

    Responder
  25. waslem

    nenhuma mulher vestiu a armadura preta/negra

    Responder
  26. waslem

    nenhuma mulher vestiu a armadura preta/negra

    Responder
  27. Gui Nandes

    Realmente algumas informações acima, são uma grande piada, e realmente não tem nada a ver.
    o reporter disse que o criador não é nem americano e nem Japonês, mas sim hain sabam.
    porem o criador ( QUEM INVENTA, OU CRIA) É A TOEI.
    varios outros erros ali em cima. mas ta valendo.

    Responder
  28. Gui Nandes

    Realmente algumas informações acima, são uma grande piada, e realmente não tem nada a ver.
    o reporter disse que o criador não é nem americano e nem Japonês, mas sim hain sabam.
    porem o criador ( QUEM INVENTA, OU CRIA) É A TOEI.
    varios outros erros ali em cima. mas ta valendo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This