Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A volta do Ferrorama decepcionou os fãs

22 de setembro de 2010

O Ferrorama voltou, mas a luz que vinha no fim do túnel era um trem na contramão. O acordo era o seguinte: a Estrela prometeu relançar o Ferrorama se os fãs do trenzinho cumprissem a tarefa de percorrer os 20 quilômetros finais do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, usando 110 metros de trilhos. O desafio foi cumprido, e o novo Ferrorama já está nas lojas. Mas quem curtia o brinquedo desde os anos 70 parece não estar muito satisfeito.



A qualidade do novo Ferrorama decepcionou muita gente. A principal reclamação é que a Estrela importou um trenzinho qualquer da China e colocou o nome de Ferrorama nele. A comunidade do Orkut que fez campanha para que o trenzinho retornasse às lojas agora vive cheia de reclamações, como as de Wanderson Assis: “Esse Ferrorama novo não está com nada. É conversa pra boi dormir”. O novo Ferrorama tem controle remoto e anda de ré. “Assim não tem graça nenhuma”, reclama Victor Estanislau, também na comunidade. Vale lembrar que, na versão antiga, o trem era controlado pelas alavancas e pelos desvios nos trilhos. Bem mais interessante, segundo os fãs desapontados.
Vamos comparar, então, a versão nova com o clássico. O Ferrorama de verdade está nas fotos acima. O novo aparece no comercial que você vai ver agora:

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Sérgio Type: o mago das máquinas de escrever.

Sérgio Type: o mago das máquinas de escrever.

No final de 2015, o redator publicitário e designer de conteúdo Sérgio Henrique de Oliveira comprou uma máquina de escrever Lettera 32 pensando em deixar o computador e a internet um pouco de lado em alguns momentos do dia. Só que a máquina de escrever mexeu de uma...

Fatia de bolo Real guardado por 40 anos

Fatia de bolo Real guardado por 40 anos

O britânico Gerry Layton pagou 1.850 libras (US $ 2.565) pela cobertura de uma fatia de bolo servida no casamento do príncipe Charles e da princesa Diana em 1981. O colecionador estava interessado pela arte do bolo, um desenho...

O menino dos Cigarrinhos Pan

O menino dos Cigarrinhos Pan

O ator Paulinho Pompéia, garoto-propaganda dos Cigarrinhos de Chocolate Pan (em 1996, a empresa mudou o nome para Rolinhos de Chocolate, para que eles não servissem de estímulo ao tabagismo), morreu em 30 de junho de 2021, aos 72 anos.   A edição de abril de 2003...

75 Comentários

75 Comentários

  1. Antonio Mier

    Os caras deram a maior pisada de bola…esse no trenzinho pode ser tudo MENOS um Ferrorama.

    Responder
  2. Fulvio

    O problema nem é importar da China, é não exigir do fabricante chinês um controle de qualidade, e material de qualidade. Pelo que vejo no comercial o plástico parece ser bem leve e frágil… faltou capricho.

    Responder
  3. Valter

    Decepção total, a Estrela não cumpriu com o prometido, colocaram um trenzinho china e tiveram a ousadia de batiza-lo de FERRORAMA, se a Estrela não tem capacidade de reproduzir brinquedo, deveria fechar as portas de vez, é uma vergonha os brinquedos que a estrela produz hoje. tenho brinquedos da época em que a estrela brilhava, Colossus, Pegasus, Stratus… e muitos outros, aquilo sim era brinquedo produzido com respeito.

    Responder
  4. Renato

    Pra quem fez um Banco imobiliario do Curintias, não se pode exigir muita coisa né…..

    Responder
  5. Carlos Martins

    ouvi dizer que a versão original será lançada em abril do ano que vem.

    Responder
  6. cyntia

    E de pensar que eu já tive dois! dos grandes…..
    ganhei de uma vizinha que por sua vez ganhou de uma patroa.
    a minha mãe achava que era coisa de meninos,um dia pegou tudo
    enfiou em um saco de lixo e jogou fora.Ela dizia que menina que brincava com brinquedos masculinos teria desvio sexual.imagina só.
    Sou casada a 13 anos e meu marido(gato) me enche de carrinhos e afins
    de presente.sempre achei que meninos brincam de diversão e a .meninas
    de obrigação.

    Responder
  7. cyntia

    E por falar nisso se alguém souber de um uisadinho a venda…..
    por que isso aí….. tá pior que os da 25 de março.

    Responder
  8. marcelo ferreiraa

    Sou Marcelo ferreira,estou decepcionado com a ma fe da estrela uma empresa tão brilhante que sempre foi referencia para nos das decadas passadas,coleciono trens tenho dois ferroramas dos anos 80 um xp 100 e um xp 1500 todos originais e em excelente funionamento, tenho tambem modelos e escala HO ,mas estou triste com esse trem michuruca que a estrela colocou na linha com o nome de ferrorama,espero que a diretoria dessa empresa que ainda considero muito venha repensar e trazer de volta a velha maria fumaça e a velha maquina eletrica de volta sobre os trilhos da felicidade de nos saudosistas obrigado.

    Responder
  9. Bolacha

    Que decepção! E ainda têm coragem de exibir este comercial com este produto ‘xexelento’?? Coitada das crianças de hoje mesmo…nós é que eramos felizes!
    A cúpula da Estrela deveria mandar embora todos os envolvidos neste ‘rascunho de ferrorama’ isso sim!!
    Ps.: esta frase foi demais heim? rs
    “sempre achei que meninos brincam de diversão e as meninas de obrigação.”

    Responder
  10. José Martins Pessoa Júnior

    Os fãs do belo Ferrorama original dos anos 80 e 90 ficaram tão frustrados com o lançamento da versão 2010 que isso provocou uma crise na maior comunidade sobre esse trenzinho existente no Orkut. Foram membros dessa comunidade que viajaram a Santiago de Compostela para cumprir o desafio proposto pelo presidente da Estrela. Mas, quando a nova e horrível versão do Ferrorama chegou às lojas, os fãs da antiga se sentiram tão traídos que eles inundaram o fórum da comunidade com demonstrações de indignação que chegaram às raias da grosseria. Por isso, o dono e os moderadores da comunidade tomaram uma providência drástica, suspendendo o fórum até o próximo dia 15 de outubro. Você mesmo poderá conferir isso acessando o seguinte link: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5696036

    Responder
  11. Eduardo Prado

    após a campanha pela internet a qual acompanhei, finalmente ganhei o meu hoje, dia das crianças, um pedido que fiz à minha mulher…decepção…liguei o trem e ele só anda de marcha à ré…o controle remoto (controle remoto no ferrorama??) não funciona!…amanhã estou devolvendo mas o quê fazer após ler essas críticas, após verificar que realmente se trata de um produto muito inferior? penso em anular a compra e esperar…que pena…

    Responder
  12. Pedro C

    Total enganação da Estrela. Pior forma de queimar sua marca. Criou uma expectativa em um consumidor com capacidade de se comunicar. O publico alvo do re-lançamento certamente não eram as crianças..

    Responder
  13. Anderson D

    Simplesmente lamentável … eu tive 2 ferroramas em minha infância (anos 80). Um XP 100 e um XP-1400.
    Realmente fiquei bastante decepcionado, quando sem querer, em uma loja de brinquedos em um grande shopping de SP, vi na prateleira um “TREM” e com o nome de ferrorama … não acreditei quando LI e VI aquilo ….
    Acredito que a empresa esteja falida e por este motivo não tem condições de relançar um brinquedo desta categoria que foi o ferrorama nos anos 80 e 90 …. infelizmente a nesta a empresa pisou na bola, pois como já disseram anteriormente , o público alvo eram todas as idades e não somente as crianças … ridículo este “CHINA TRAIN”.

    Responder
  14. Miguel

    Isso só mostra o quanto as empresas menospresam seus clientes, subestimando a sua inteligência

    Responder
  15. Adilson

    Esse trem deveria ser tratado como um re-lançamento do Big Trem. Ta mais pra Big trem do que pra ferrorama. Vi pela net que o ferrorama Classico teve 8 modelos de locomotivas, sendo eletricas, diesel eletricas e maria fumaça, mas no brasil so comercializaram 2 modelos, uma eletrica e uma maria fumaça.

    Responder
  16. Alexandre

    Adquiri um produto destes e realmente é uma porcaria. Não funciona direito, o trem descarillha facilmente e não engata nos vagões.
    Simplesmente compraram o produto de um fornecedor ruim na China e bastava montar e testar para ver que não é um bom produto.
    Até Eu, que não entendo nada de brinquedos veria isso.
    O duro é que os R$200,00 que paguei eram de boa qualidade e funcionam direitinho.
    Alexandre
    Londrina -PR

    Responder
  17. oswaldo

    eu nunca tive quando eu vi o lançamento desanimei
    eu vou comprar um usado pela internet

    Responder
  18. Carlos Ribeiro

    Fiquei muito decepcionado ao ver o novo ferrorama!
    O controle remoto é dispensável e a composição não chega aos pés dos antigos trens.
    As linhas XP e SL eram superiores em todos os aspectos aos lamentáveis ferroramas de hoje. Esse novo ferrorama da Estrela é apenas mais brinquedo de qualidade duvidosa.
    Pena.

    Responder
  19. marcos andre manhaes rodrigues

    e realmente chamar essa imundice de trem eles tinham que ter respeito por nos faltaram respeito com a gente mas nao tem saida para eles ou eles cumprem o prometido ou vao ficar com a imagem mais queimada que arroz de terceira tenho os meus guardados e funcionando perfeitamente estou solidarios com voces pois faço parte dessa comunidade apaixonada por ferroramas um grande abraço a todos

    Responder
  20. Ricardo

    Decepção! É o que posso expressar! Ia comprar um para meu sobrinho, para que ele sentisse a mesma magia que senti quando era criança. Fui a uma Hi-happy dentro de um shopping, que sabia, estava vendendo esse brinquedo. Perguntei à vendedora onde encontrar e ela toda empolgada com a comissãozinha dela me levou até o corredor e prateleira aonde estava o dito cujo. Para minha frustração, vi um trenzinho desproporcional e com características infantilizadas (o original era uma réplica dos trens de verdade), onde nem o trilho se salvava! Só percebi que era Ferrorama pelo nome, mas aquilo pra mim era um trenzinho genérico chinês e até o material plástico parecia inferior. A porcaria custava R$ 199,00. Até pagaria R$ 300,00 se lembrasse um XP-300 que tive. Para decepção da vendedora, virei as costas e fui embora. Antes disso disse a ela: “É um lixo!”

    Responder
  21. Ricardo

    Lixo! Estava na espectativa para comprar um para meu sobrinho neste natal. Fui até à loja Hi-happi de um shopping, onde havia o produto. A vendedora toda feliz que ia fechar uma venda e eu na esperança de ser o mesmo Ferrorama que conheci na minha infância. Quando bati o olho não acreditei! Se não estivesse escrito Ferrorama na embalagem, juro que ia achar que fosse um daqueles genéricos chineses. Horrível! Um trem maior, infantilizado, sem os detalhes que caracterizavam o trem original, onde até os trilhos não têm aquele acabamento com tinta metálica (é todo preto). E esse fiasco todo saía por R$ 199,00. Não pensei duas vezes: virei as costas e fui embora!
    Read more: RIOBLOG: NOVO FERRORAMA ESTRELA: Como uma idéia genial pode naufragar quando não se respeita a consumidor http://the-rioblog.blogspot.com/2010/10/novo-ferrorama-estrela-como-uma-ideia.html#ixzz19bP0umq1

    Responder
  22. andre de azevedo tirre

    de uma replica perfeita da maria fumaça ou de um trem de passageiros a uma caricatura que é considerado o novo ferrorama

    Responder
  23. Ricardo

    Entrei em contato por e-mail com o pessoal da Estrela para fazer uma reclamação sobre o produto. Recebi esse e-mail abaixo:
    “Olá Sr. Ricardo,
    Agradecemos imensamente o seu contato com a Estrela.
    A sua opinião sobre o novo Ferrorama é de extrema importância, já que o objetivo final da Estrela é o da satisfação dos consumidores com os seus produtos.
    Lamentamos tê-lo desapontado, e procederemos como de costume: repassaremos este e-mail para o gerente de produto e diretoria de marketing, para que possam analisar a possibilidade de promover mudanças no produto para o próximo ano, ou a sua reformulação total.”
    Como a resposta foi em 30 de dezembro de 2010, então deve ter novidade agora em 2011, assim esperamos!

    Responder
  24. luiz

    OLA PESSOAL EU TENHO ALGUMAS PECAS DE FERRORAMA PRA ME DESFAZER SE TIVER ALGUEM INTERECADO ME LIGUEM 11-81251929 VALEU.

    Responder
  25. João da Silva

    Olha, pra quem ainda gosta de trens em miniatura, melhor dar uma passada no site da Frateschi. A única fabricante de trem elétrico (12V nos trilhos metálicos, e não pilhas) do Brasil disponibiliza trens de verdade, com cores e marcas das companhias brasileiras.
    Anos luz dessa tranqueira…

    Responder
  26. Luis Moraes

    Falta de respeito . !!!!!!!!
    A Estrela deveria ter vergonha de colocar seu logo num produto ruim desse. Qualquer um usado antigo e melhor que aquilo. Podemos juntar todos da diretoria todos os tomadores de decisao da empresa e demitir. Pois como disse o colega acima. A Marca Estrela pra quem conheceu anos atras era uma unanimidade …hoje se dobra de joelho pra produtos de pessima qualidade …em plenos 2011 que vergonha …

    Responder
  27. Jhony

    Tem algum site que eu possa comprar trilhos para aumentar o tamanho deum circuito ? Os trilhos são tomy (achoque é isto mesmo) só que as locomotivas são à pilha.
    Desde ja agradeço e desculpe a pergunta se parecer de pessoa que não entende nada.

    Responder
  28. ANA CAROLINA

    Estou decepcionada com este brinquedo. Sempre sonhei em comprar um para meu filho e quando finalmente isto aconteceu, o brinquedo é uma FARSA.
    Os vagões saem do trilho a todo o momento, não existe um manual decente para montagem, além da qualidade dos materiais serem péssimas….Agora o preço? ah…este sim é bom…R$200,000 de enganação!

    Responder
  29. ALEXANDRE BASTOS

    Boa noite para todos…
    Fiquei preocupado com o lançamento do “suposto ferrorama”, parece a trem do Paraguai ou melhor nem o Paraguai tem uma porcaria dessas. Tenho alguns trens XP 100, 400 E 1.500, estou pondo a venda, lembro que todos precisam de reparos pois fiquei muito tempo sem usá-los e parece que os motores colaram não sei bem se é isso. Caso alguém tenha interesse em arrematar me responda o mais breve possivel.

    Responder
  30. Henrique Mendes Pereira

    Tenho o Ferrorama que meus pais deram para mim em 1982 e posso comparar….. fugiu muito mesmo…. eita China!!!!
    Bom acho que se houver uma outra campanha para adequação aos moldes do antigo seria bacana….. o importe é que teve uma iniciativa por parte do Fabricante.

    Responder
  31. Ricardo

    Acabei de comprar a edição limitada do Ferrorama XP100, na Ri-Happy. Vamos aos detalhes:
    • A embalagem que acomoda o trem, trilhos, vagões etc não é de isopor, mas de papelão vermelho (acho que pra tentar baratear e, mesmo assim, não sai por menos de R$219,00, em até 6x no cartão);
    • O trem, vagão cargueiro e carvoeiro são idênticos ao clássico, porém, não há detalhes pintados ou adesivos pré-colados; vêm uma cartela com adesivos para você adesivar o nº do trem, laterais, carvoeiro, porta do vagão de carga, sinaleiro e comando de retorno;
    • Ainda na locomotiva, o que difere esta do XP100 original é a cor da tinta das rodas, que não é cromada, mas um cinza tom de aço escovado, mais escuro que o cromado, porém meio fosco;
    • O molde usado nos trilhos parece o mesmo, porém não tem a pintura cromada que dava aquela impressão de serem de ferro, é todo preto (acho que aquela edição Beto Carreiro, a última, já era assim);
    • O material plástico usado parece ser melhor que aquela versão vergonhosa de 2010, embora tenha perdido um pouco do charme nos trilhos, pela ausência do cromado.
    Em suma, pra quem quiser e puder comprar, acho que não se arrependerá como se arrependeram aqueles que compraram o “ferrorama” 2010; é bom para aqueles que querem aumentar suas composições e trilhos ou simplesmente guardar para esperar valorizar quando o mesmo tiver esgotado para depois vender no Mercado livre, ou para quem quer apenas tê-lo como uma lembrança nostálgica e deixá-lo de troféu, como eu. Li um comentário que a continuação do relançamento das próximas edições: XP200, 300, 400 etc, dependerá do sucesso das vendas desse modelo mais básico (1º Ferrorama), assim como já se fala em lançarem até o Falcon. Se o mercado absorver bem os brinquedos de época, estará aberto um novo nicho: brinquedos para colecionadores. Quando entrei na loja vi desde o Playmobil até aqueles forte-apaches com soldadinhos, índios, cavalos, aqueles que vendiam de baciada nas Lojas Americanas nos anos 80, bem melhores que esses brinquedos desproporcionais e surreais que vendem agora!
    Mas a pergunta fica: se esse modelo XP100 – caixa básica – saiu por mais de 200 pilas, quanto cobrarão no XP 500 se o lançarem um dia?
    Tem que ser pra fã mesmo e sem medo de gastar, né? Detalhe: esse não é made in China,pois vêm gravado Made in Brazil – Estrela, sob a locomotiva.

    Responder
  32. Ricardo

    Ah, mais um detalhe: quando mencionei um novo nicho para colecionadores, quis dizer dentro dessas marcas famosas que não estão acostumadas a trabalhar com esse produto (colecionáveis, brinquedos nostálgicos), pois sei que existe o mercado para colecionadores de ferreomodelismo. Empresas como a Frateschi é um exemplo!

    Responder
  33. Ricardo

    Atualizado: entrei em contato com a Estrela e não souberam dizer se vão relançar as caixas maiores (uma pena se não lançarem). Pediram-me para aguardar a feira de brinquedos, em Abril de 2012. Lá teremos as novidades que estarão nas lojas até o fim do próximo ano.
    Boas festas!!!

    Responder
  34. MARCELO FERNANDO

    Presidente, depois de todo o esforço e trabalho pra conseguir vençer o desfio,me deparo com esse trenzinho chines batizado de ferrorama?Que vergonha !!! Tenho um XP 400 e esta em ótimo estado, talvez vocês da ESTRELA esqueceram como se faz, se quiserem mando o molde em gesso.

    Responder
  35. Ricardo

    Então, depois daquele trenzinho chinês de 2010, a Estrela acabou relançando o Ferrorama original, modelo XP 100, como colocado acima. Vá até uma Ri-Happy que ainda deve ter!

    Responder
  36. Fábio

    Bom dia a todos,
    Infelizmente ganhei um da versão 2010, agora aó gostaria de saber se os trilhos do antigo servem neste, se não terei que eu mesmo construir meus trilhos. 🙁

    Responder
  37. Ricardo

    Não, não servem, pois estão em escala 1:64 enquanto o 2010 é um trambolhão desproporcional e sem escala com nada, pois não há nenhum trem em tamanho real parecido com aquilo (talvez em parques de diversões), com trilhos mais afastados, infantiz mesmo! Mas, como colocado acima, a Estrela lançou um ano depois o Ferrorama XP100, relançamento do 1º Ferrorama, com apenas 5 mil unidades, para colecionador mesmo! Na Ri-Happi você ainda encontra por R$219,90 em 6X no cartão.

    Responder
  38. Aline de Cassia

    Amigos estou a procura de um FERRORAMA completo.
    Por favor, quem souber onde posso comprar ou alguém que queira vender, me avisem.
    Email : cassia.aline@hotmail.com
    Abraços a todos e Obrigada por terem este blog que preserva o FERRORAMA ainda vivo em nossas mentes.
    Atcs
    Aline

    Responder
  39. Ricardo

    Então, vá até a Hi-Happy que ainda deve ter o Ferrorama clássico XP100, relançamento do 1º Ferrorama.

    Responder
  40. Alexandre.

    Eu me lembro do Ferrorama quando era criânça, esse modelo novo é feio demais.
    A Estrela fez a mesma coisa com a Pickup de controle remoto Colossus, relançou um modelo novo a algum tempo atrás, mas completamente diferente do modelo antigo.
    Pois a Colossus atual não roda nem 15 minutos com bateria recarregâvel, a minha ( Modelo antigo ), funciona até hoje, só fiz adaptação pra funcionar com pilhas alcalinas pequenas, pois as pilhas grandes não duram muito e custam mais caro.
    Já vi pessoas que compraram a nova Colossus e reclamam que o brinquedo deu defeito.
    Acho que a Estrela tá pisando na bola relançando brinquedos antigos, mas de péssima qualidade.

    Responder
  41. jean

    olá pessoal! Tbm tive um ferrorama do mais simples quando criança, depois vi de um amigo que era um dos mais modernos na epoca. A dois anos atras procurei pra comprar. Infelismente não achei, porem encontrei o ferromodelismo. Sei que o ferrorama sempre sera lembrado, mas pra quem gosta de trem vale a pena investir. Abçs

    Responder
  42. LUÍS FELIPE PEREIRA D.GONÇALVES

    O meu primo me deu um ferrorama antigo e funciona muito bem mas esse novo é uma farsa!!!!!!!!!!! os brinquedos são para brincar de forma justa!!!.Tenho oito anos e gosto muito do ferrorama antigo.

    Responder
  43. Andrade

    O Ferrorama antigo foi relançado em fins de 2011 e é o modelo XP 100. Nas lojas, fica ao lado da caixa do infame Trombolhama 2010.

    Responder
  44. Marcelo

    A verdade é uma só… todo mundo ri quando ouve mas é a mais pura realidade:
    “Não se faz mais nada como antigamente!”

    Responder
  45. Fabiano de Souza

    poxa, eu tinha comprado para meu filho mais velho um sl 5000 do beto carreiro era d mais, mas ele fez o favor de colocar fogo em metade da composicao, agora o menor quer um e a estrela pisa na bola, sera que teremos um ferrorama de verdade, fazer os loucos por ferrorama aceitar o desafio e lancar um prototipo chines so pode ser piada se lancar depois que meu filho crescer vou guarda lo a sete chavez para meus netos, o presidente da estrela faz essa forca ai vai!!!!!!

    Responder
  46. Mário Vítor

    Tenho 51 anos, sou apaixonado por autorama tenho todos os carros de todas as escalas das decadas apartir de 60, tenho tbem ferrorama xp 500, lamento que a estrela não tem mais o cuidado de produzir ou mesmo importar brinquedos de qualidade; Vejo pelos novos autoramas é simplesmente ridiculo nenhuma criança se importa com um brinquedo tão sem graça como esses de agora e esse trem ferrorama de baixa qualidade que dizem ter relançado.
    Não da para comparar um autorama das decadas de 60,70 com essas porcarias importadas por isso nem uma criança mais se importa com brinquedos de mão.É lamentavel!

    Responder
  47. tiago

    estou procurando o manual de montagem do ferrorama XP 500

    Responder
  48. Luis Henrique

    desse novo ferrorama só aproveita-se os trilhos, as elevações e a passagem de nível, para aumentar o que já tenho.

    Responder
  49. Fernando

    Acabei de comprar o meu xp-100 relançamento e estou realmente feliz. Reproduz bem o brinquedo que queria ter tido a 30 anos atrás e só pude ter agora. Made in Brazil. Gente, vamos dar força pra iniciativas como essa. Os brinquedos chineses são “lixo”. Recusem-se a comprar lixo pros seus filhos, po barato que seja. Já é nobre movimentar a nossa indústria, ainda mais se estiverem fabricando brinquedos legais como esse, vale a pena!

    Responder
  50. Alex

    Este trem parece muito com o brinquedo que eu tinha da Troll, chamado de BRASINHA

    Responder
  51. Rodrigo

    Tive o ferrorama original na adolescencia e posso dizer, mil vezes melhor que esse, em todos os sentidos… Esse atual, é o Ferrorama Ching Ling da Estrela, infelizmente ela aprendeu fazer pior…..lastimável.

    Responder
  52. estenio

    Eu tenho um xp 1400, esse ai do comercial é um verdadeiro lixo, parece aqueles trenzinhos safados que vinham da china, cheios de luzes, e ainda tem a cara de pau de dizer que é o brinquedo que seu pai adora, se na minha época eu ganhasse um desse ia por fogo nele….kkkkkkkkkkkkkk, isso ai foi zoeira da estrela…..

    Responder
  53. will

    este modelo que é anunciado é uma bosta e o modelo similar que também estão nas lojas é uma bosta só com açucar em cima. Imaginem, o principal que são os detalhes dos trilhos nam se preocuparam em cromear… é todo preto, prefiro comprar no mercado livre um sl 5000 novinho de bem cuidado que atropela mil vezes estas que estão sendo vendidas como “relachamento”. souy da opinião que se vc vai fazer uma coisa faça ao menos igual ao que está sendo solicitado, e sabe-se do gosto dasqueles que querem o ferrorama de volta, e não alcançaram, pelo menos o meu

    Responder
  54. arienes

    Este ferrorama é uma porcaria,não tá com nada

    Responder
  55. Jaime Lima

    Nadaver esse “trenzinho” ser chamado de ferrorama. Ridículo a manufatura de brinquedos estrela lançar essa coisa horrenda com nome de ferrorama. Nunca compraria uma porcaria dessas. Parece trenzinho ling-ling de “camêlo”. Tenho um Xp 1500 ele dá de mil a zero nessa bosta. Decepção geral, pensei em ampliar mais meu XP…Nem os trilhos prestam .

    Responder
  56. Alexandre Neves

    O novo “Ferrorama” não está com nada!!! E o modelo XP-100 é o básico: pequenino e simples. Esperava o relançamento das versões SL-1000 a SL-5000. A Estrela poderia ter sucesso neste relançamento Made in Brazil, com qualidade excepcional. Vamos torcer pelo relançamento!!!

    Responder
  57. eduardo gomes

    tenho 40anos de idade e fiquei decepcionado com essa porcaria que lancaram.quem quiser ferrorama de verdade,va na galeria dos brinquedos,no centro de sp,pq essa porcaria em nada lembra os tempos de gloria da estrela.

    Responder
  58. José Mauricio Maciel

    Não tive um ferrorama nos meus tempos, pois era mais do autorama. Se fosse comprar alguma coisa “do nível” que tínhamos a disposição naquela época certamente não seria da Estrela pois esta, atualmente, só importa da China e coloca sua marca.
    Vocês já viram os modelos da Frateschi ? http://www.frateschi.com.br/

    Responder
  59. Gledson

    Que falta de compromisso da Estrela. Ferrorama de verdade são os antigos. Tenho um XP-400 completasso e com várias peças avulças que comprei ao longo dos anos. Esse que a Estrela lançou é pura porcaria não chega aos pés do antigo trenzinho!! Que isso Estrela!!! Esperávamos mais de vocês!

    Responder
  60. Harlei Cursino Vieira

    O velho ferrorama é que era o bom!

    Responder
  61. saulo

    Tenho o antigo ferrorama porém o motorzinho queimou, o brinquedo está 100% apenas com esse problema que vou reesolver logo, ganhei quando criança, hoje tenho um filho com 2 anos e breve e vou passar pra ele, espero que ele tenha o mesmo cuidado que tive, nossa mais de 20 anos com esse brinquedo.

    Responder
  62. jovany batista da silva

    meu filho sempre teve o sonho de ter um ferrorama mas quando ele viu esse comercial ele chorou de vez eu gosto dos modelo tipo ED75 e nao essa merda chinesa de ching ling que se chocalha nos trilhos feito pisando em madeira

    Responder
  63. Paulo

    Li as criticas neste site, fui teimoso, comprei e me arrependi.

    Responder
  64. Enéas Torricelli

    Olha, melhor que nada sabe…. funciona bem. Alguém sabe se os trilhos antigos são iguais? Estava querendo comprar para aumentar o trajeto.

    Responder
  65. Sérgio Muller

    Na minha infância ganhei um ferrorama do mesmo modelo que está nas fotos acima, agora mais de 20 anos depois fui até uma loja e verifiquei o novo ferrorama, que decepção…

    Responder
  66. luiz

    nossa a estrela nao e mais uma empresa seria ao lançar um brinquedo to besta

    Responder
  67. Luiz Roberto Alves Medeiros

    Eu compro o sl 5000 usado pago de 700 a 800 reais mas não compro esse lixo por 220 reais dinheiro jogado fora.

    Responder
  68. alexandre volpato

    a estrela deveria ter mais compromisso com seus clientes. Sou consumidor da marca desde os anos 80. Que decepção.

    Responder
  69. Sidney Miguel

    Ainda tenho os meus ferroramas xp 1300 e xp 1500 que ganhei de minha mãe em 1984 conservadíssimos,quando soube que a estrela ia relançar novamente fiquei muito feliz pois ja estava me preparando para comprar mas quando vi a porcaria sinceramente me decepcionou fiquei muito decepcionado

    Responder
  70. Sidney Miguel

    Ainda tenho ate hoje os meus ferroramas xp 1300 e xp 1500 conservadíssimos que ganhei de minha mãe em 1984,quando soube que a estrela ia relançar o ferrorama fiquei muito feliz e ja estava me preparando para compra lo com certeza mas quando vi a porcaria sinceramente me decepcionei porcaria mesmo um lixo que não chega nem aos pés do ferrorama dos anos 80.

    Responder
  71. Wladimir Espindola

    Sem sombra de duvida os modelos antigos dos anos 80 e 90 são muito superiores em materia de qualidade e visual. A Estrela pecou em nao dar o acabamento merecido (cromo nos trilhos e led de farol na locomotiva).

    Responder
  72. Rodrigo

    Ola pessoal , vcs saberiam me dizer se a lacomotiva dos Ferroramas lancados agora pela Estrela sao compativeis com o xp 1500, o msm da decada de 80?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This