Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Bandeira arco-íris

24 de abril de 2019

 

  • A “Rainbow Flag” (“Bandeira do Arco-Íris”), como é chamada, foi criada em 1978 pelo artista americano Gilbert Baker. Ela substituiu o antigo símbolo dos gays e lésbicas, que era um triângulo cor-de-rosa (uma forma de recuperar o símbolo usado pelos nazistas para marcar homossexuais nos campos de concentração).
  • No começo, a bandeira tinha oito cores, cada uma com um significado: pink (sexualidade), vermelho (vida), laranja (poder), amarelo (sol), verde (natureza), azul (arte), índigo (harmonia) e violeta (espírito).
  • Quando começou a ser fabricada em série, o tecido pink estava em falta, e a bandeira acabou perdendo essa cor.
  • Em 1979, durante a Parada Gay, em San Francisco, os organizadores queriam um número par de cores, e o índigo também saiu. Ficaram, então, apenas seis cores – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.
  • Nessa data, a Rainbow Flag foi oficialmente adotada pela comunidade gay da cidade. Mas ganhou notoriedade dez anos depois, quando o síndico de um prédio em West Hollywood proibiu um morador de estender a bandeira na varando do seu apartamento.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This