Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Antiguidade ao século 19

24 de abril de 2019

 

2 milhões a.C.
Os homens primitivos faziam pinturas nas paredes das cavernas. Esse tipo de arte rupestre é considerado uma forma de comunicação. Também foi nesse período que os rudimentos da linguagem articulada evoluiu para a comunicação oral.

3.500 a.C.
Os sumérios desenvolveram a escrita. Atualmente a forma dos sumérios de registrar em barro suas palavras é chamada “escrita cuneiforme”.

3.000 a.C.
As cartas eram ditadas para mensageiros velozes, que corriam quilômetros para dar recados a seus destinatários. Não à toa a palavra correio deriva do verbo correr.

1.300 a.C.
São escritas as “Cartas da Amarna” — o conjunto mais antigo de cartas que se tem notícia. Enviadas de cidades-estado da Ásia Ocidental em direção ao Egito, e do Egito em direção a estados independentes, as cartas foram encontradas durante uma escavação arqueológica do Século 19. A escrita utilizada ainda é a dos sumérios, a “escrita cuneiforme”.

100 d.C.
O papel foi inventado na China.

868 d.C.
Os chineses produziram o primeiro livro da história, o Diamond Sutra. Trata-se de uma coletânea de textos budistas feita por meio de um sistema rudimentar de impressão: o texto era entalhado em blocos de madeira. Depois, se cobria o material com tinta e colocava-se sobre ele o papel.

1774
O suíço Georges Louis Lesage desenvolveu o telégrafo, máquina que envia mensagens codificadas por meio de eletricidade. Mas o primeiro sistema de telégrafo realmente usado foi uma criação do norte-americano Samuel F. B. Morse.

1798
Foi criado os Correios Marítimos, que estabeleceu uma ligação postal regular entre Brasil e Portugal. No mesmo ano, a primeira agência postal brasileira entrou em funcionamento em Campos (RJ).

1876
Depois de anos de pesquisa, o norte-americano Alexander Graham Bell realizou a primeira chamada telefônica no aparelho que havia inventado.

1896
O italiano Guglielmo Marconi, depois de mudar para a Inglaterra, onde conseguiu terminar suas pesquisas, patenteou a invenção do telégrafo sem fio. Marconi recebeu o Prêmio Nobel de Física, junto com Karl Ferdinand Braun, em 1909.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This