Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é o peso de uma mosca?

27 de agosto de 2011

No boxe profissional, um lutador peso-mosca pode ter até 50,802 quilos, enquanto um super-mosca chega aos 51,163 quilos. Mas quanto pesa uma mosca de verdade? Parece uma pergunta banal, mas não é. Ela me persegue desde que publiquei “O Guia dos Curiosos – Esportes”, em 1996.

Matar os insetos e colocá-los em uma balança de precisão não adianta. “Cerca de 80% do corpo deles é água e, depois que morrem, elas se desidratam”, diz Octavio Nakano, professor de entomologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), de Piracicaba (SP).

Manfred Fuchs, professor de entomologia da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, pesou entre 50 e 100 moscas da espécie Musca domestica (a mais comum de todas), com cerca de 8 milímetros de comprimento cada. Elas foram mortas com inseticida e Fruchs chegou a um peso médio de 1mg.

Para tirar a experiência do professor Fuchs a limpo, pedimos ajuda à equipe do professor Nakano, que pesou dez moscas vivas. Para nossa surpresa, o peso verificado de cada mosca foi o seguinte: 10mg.

Não existe um método padrão para pesar insetos. “O ideal seria reunir pelo menos 100 moscas no mesmo estágio de desenvolvimento, da mesma idade”, sugere Roberto Henrique Pinto Moraes, entomologista do laboratório de parasitologia do Instituto Butantan, em São Paulo. Haja sopa! Ao sair do ovo, a mosca ainda está em sua fase de larva. Depois, transforma-se em pupa (casulo), de onde já sai com as asas, do jeito que conhecemos. “O problema é que, nesse experimento, algumas moscas usadas podem ter acabado de sair da pupa, com um mesmo peso, e outras poderiam já estar no final da vida, tendo outro peso”.

A equipe do professor Octavio Nakano pesou também outros insetos. Foram escolhidos dez exemplares de cada espécie. Confira:
Pulgão da laranja (Aphis gossypii) 0,002g
Formiga saúva (Atta spp) 0,01g
Formiga carpinteira ou sarassará (Camponotus spp) 0,025g
Cupim (Gênero Heterotermes) 0,09g
Barata “francesinha” (Blatella germanica) 0,13g
Borboleta-da-couve (Ascia monuste) 0,16g
Percevejo (Gênero Leptoglossus) 0,26g
Baratona (Periplaneta americana) 1,40g

Leia também:
10 curiosidades sobre moscas
Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres podem comer carne podre e potencialmente contaminada sem ficarem doentes? O ácido do estômago deles está entre os mais corrosivos do reino animal. Os abutres podem digerir carne contaminada - com coisas como botulismo, antraz e cólera - sem adoecer e,...

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como...

4 Comentários

4 Comentários

  1. William Galleassi

    Da um “OI” quem veio aqui só porque viu no CQC…. 😀

    Responder
  2. rodrigo

    muito legal, achei os dados muito interessantes…

    Responder
  3. paulo galliza

    …não precisa matar o inseto. Basta colocar aqueles 100 indivíduos em um pesa-filtro. Pesar e calcular a média.

    Responder
  4. João

    achei interreeeeessante

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This