Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a origem do pinguim de geladeira?

28 de julho de 2011

Sua casa tem um pinguim em cima da geladeira? A minha tem. É um lindo casal de pinguins (na verdade, um saleiro e um pimenteiro), que comprei numa viagem ao exterior.  Você sabe como é que nasceu essa tradição?
A versão mais conhecida para os pinguins terem escolhido a cobertura dos  refrigeradores como habitat natural envolve a marca Kelvinator. A companhia americana, fundada em 1914, tem o nome em homenagem ao cientista britânico Lorde Kelvin, responsável por desenvolver a escala Kelvin de temperatura.

Nos anos 1950, os refrigeradores eram bem diferentes dos atuais. Em lojas de artigos domésticos, eles eram confundidos com  grandes armários de louça ou comida. Para deixar claro quais  eram as geladeiras, a Kelvinator entregou às vendedoras estatuetas de cerâmica em formato de pinguins. Elas eram deixadas em cima dos eletrodomésticos e chamavam a atenção dos clientes, que pediam para levá-las para casa quando faziam a compra.

Desde 1996, a Kelvinator pertence à sueca Electrolux. Até hoje, está presente principalmente em países de colonização inglesa, como  Canadá, Austrália e África do Sul. Na Índia, a marca dominava o mercado e tinha como símbolo um pinguim, com o slogan “The coolest one” (“A mais gelada” ou “A mais legal”). Como na região a Kelvinator pertencia à marca Whirlpool, concorrente da Electrolux, a confusão entre as duas distribuidoras acabou desgastando a marca inventora do pinguim de geladeira. Em 2005, a Electrolux anunciou que seus produtos iriam substituir a marca Kelvinator aos poucos na Índia. O comercial abaixo, do filme Happy Feet (2006), cujo protagonista é um pinguim, foi um dos últimos patrocinados pela marca no país:

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres podem comer carne podre e potencialmente contaminada sem ficarem doentes? O ácido do estômago deles está entre os mais corrosivos do reino animal. Os abutres podem digerir carne contaminada - com coisas como botulismo, antraz e cólera - sem adoecer e,...

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como...

7 Comentários

7 Comentários

  1. Marcia

    Olá Marcelo,
    Só um adendo à sua informação sobre os PINGUINS DE GELADEIRA.
    Nos anos 50, a Loja Ponto Frio no RJ, recebeu uma marca nova de geladeiras ( talvez essa que vc menciona em sua matéria, mas não tenho essa informação).
    Para incrementar as vendas, eles presenteavam seus compradores com um pinguim de geladeira com o nome da loja( um brinde como o “Brasilino” dos anos 80)
    Dai o início do “culto ao pinguim de geladeira” no Brasil. Era quase um troféu ter esse pinguim original sobre a geladeira.
    Acho que vale a pena ser pesquisado e acrescentado ao seu blog.
    Abraços
    Marcia

    Responder
  2. michelle

    muito legal tbm estou a proucura de um lindo pinguim pra colocar em cima da minha geladeira,espero que eu enontre!!!!! bjuss

    Responder
  3. Nadia

    Adorei !!! Tenho 2, sendo que um bem antigo, vou procurar saber o ano e colocar na minha geladeira Eletrolux.

    Responder
  4. Rosa

    Oi Marcelo, eu queria muito te conhecer. Agora sei de quem é aquela voz alegre do rádio. Bjss

    Responder
  5. arlindo

    Será que nos Pólos eles colocam pinguins vivos? rsrsrsr

    Responder
  6. Marcia

    Ao ouvir a música de Vinícius de Morais” O Pinguim” ele apresenta um trecho…”Pingüim, meu amigo
    Não zangue comigo
    Nem perca a estribeira
    Não pergunte por quê
    Mas todos põem você
    Em cima da geladeira”.
    Como fiquei curiosa, as informações e comentários, ajudaram-me!

    Responder
  7. Yan

    Eu que desde sempre gostei de coisas retrô (afinal sou nascido em 1966 e portanto EU sou retrô!) recentemente adquiri um pinguim para colocar sobre nossa geladeira. Desde moleque eu sempre curti esses pinguins mas lá em casa não sei porque meu pai e minha mãe não gostavam.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This