10 curiosidades sobre gatos

24 de abril de 2019
  1. Os gatos começaram a ser domesticados no Egito antigo, cerca de 4 mil anos atrás. O povo egípcio adorava esses felinos como se fossem deuses e por isso, matar um gato era crime punido com morte. Quando morriam, os gatos eram mumificados, e em seus túmulos eram colocados ratos embalsamados. O dono costumava raspar as sobrancelhas em sinal de luto.
  2. Na Idade Média, o gato era considerado um animal maldito, que atraía desgraça.
  3. O gato doméstico tem 19 pares de cromossomos, e tem cerca de 200 tipos de defeitos genéticos, como a hemofilia, doença que impede a cicatrização e leva os portadores à hemorragia.
  4. O gato arqueia o corpo e eriça os pelos quando se sente acossado. Ele faz isso para mostrar ao inimigo que é grande e perigoso.
  5. Um gato tem 245 ossos.
  6. As pupilas desses felinos são muito sensíveis aos raios ultravioletas, o que os capacita a ver coisas que os humanos não conseguem ver.
  7. Mesmo caindo do 10º andar de um prédio, um gato tem 90% de chances de sobreviver, tamanha a elasticidade e agilidade de seu corpo.
  8. Os gatos domésticos podem correr a uma velocidade de até 40 ou 50 km/h. Eles conseguem mexer as orelhas separadamente a 180º. Para isso, movem 32 músculos.
  9. Nas axilas, os gatos têm uma pele que funciona como um paraquedas quando eles saltam.
  10. Acredita-se que no Brasil existam em torno de 11 milhões de gatos. Há cerca de 50 raças de gatos no mundo e 20 delas são criadas no Brasil. A raça de gato mais comum é a persa. A mais rara é a sphynx, única cujos bichos são pelados. Na verdade, eles têm uma penugem, mas quase não se percebe. O persa mia muito pouco, e justamente por isso é o preferido de muitas pessoas. O abissínio, que está entre as raças mais antigas, surgiu em 1868, na Abissínia (atual Etiópia). O bengal é fruto do cruzamento de gatos domésticos com o gato leopardo asiático.

Leia também:
Qual é a raça do maior e do menor gato?
Por que o gato cai sempre de pé?
Um gato consegue encontrar o caminho de volta para casa se estiver perdido?
Gatos gostam de banho?
Por que os gatos dormem tanto?
Por que os gatos levam animais feridos para seus donos?
Por que não se fabrica comida para gato com sabor de rato?

Artigos Relacionados

Qual é a raça do maior e do menor gato?

Qual é a raça do maior e do menor gato?

A maior raça de gato é até bem conhecida, é a Maine Coon, que tem origem nos Estados Unidos. É um gato bem forte, que tem as orelhas bem grandes, a cauda grossa e o pelo bem longo, o que faz ele parecer maior ainda. Ele pode pesar até 14 quilos e medir mais de um...

Por que o gato cai sempre de pé?

Por que o gato cai sempre de pé?

Geralmente isso é entendido como um mistério dos gatos, mas a resposta não é tão complicada assim. Podemos dizer que são três fatores que ajudam os gatos caírem sempre de pé: o labirinto, uma estrutura no ouvido interno responsável pelo equilíbrio, o mesmo órgão que o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *