Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Bichos semelhantes

24 de abril de 2019

Borboleta x Mariposa
As mariposas têm hábitos noturnos, corpo robusto e antenas cabeludas. Além disso, ao pousar, deixam as asas abertas na horizontal. Por sua vez, o desenho da asa das borboletas é mais vistoso e colorido. Elas também possuem antenas com bolinhas na ponta. Quando descansam, mantém as asas juntas, na vertical.

Coelho x Lebre
As principais diferenças entre estes dois bichos da ordem lagomorfa é o tamanho do corpo e das orelhas. Enquanto os miúdos coelhos têm orelhas curtas, as grandonas lebres desenvolvem orelhas maiores até que o comprimento de sua cabeça. Além disso, elas possuem patas traseiras compridas que lhes permite correr bem mais depressa. Os bebês dos animaizinhos também não são nada parecidos: os nenês coelhos nascem cegos e peladinhos; já os filhinhos das lebres vêm ao mundo com os olhos bem abertos e o corpo coberto de pêlos.

Crocodilo x Jacaré
Ambos são do grupo dos répteis, mas pertencem a famílias diferentes. Os crocodilos, da família Crocodylae, tem cabeça alongada e, quando fecham a boca, deixam à mostra alguns dentes. Da família Alligatoridae, os jacarés possuem focinho mais largo. Ao contrário dos ?primos?, não expõem nenhum dente ao fechar a boca.

Dromedário x Camelo
Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas. O dromedário é mais dócil e fácil de montar.

Tartaruga x Cágado x Jabuti
Cágados e jabutis são tartarugas. Esse é o nome comumente usado para os bichos com casco que fazem parte do grupo dos quelônios. Os cágados, porém, vivem na água doce e têm membranas entre os dedos, ao contrário dos jabutis. Estes preferem a terra e possuem dedos curtos. Há ainda tartarugas marinhas, cujas patas tem forma de nadadeiras.

Vaga-lume x Pirilampo
Os chamados pirilampos são os besouros da família Elaperidae, que contém várias espécies, algumas com luminescência como as com dois “olhinhos” luminosos na cabeça e outras sem luz alguma. A principal característica dos insetos dessa família é a capacidade de saltar, o que faz com que também sejam conhecidos como “salta-martim”. Já os besouros conhecidos como vaga-lumes pertencem à família Lampyridae, e suas espécies têm luminescência no abdômen.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This