busca
facebook twitter rss

hoje é dia...

... Mundial Sem Carro

... dos Amantes

... da Banana

... do Estudante Secundrio

... Nacional do Contador

... Nacional da Fauna

... do Rio Tiet

saiba mais

aniversários

  • Andrea Boccelli, tenor (1958)
  • Gonzaguinha, cantor e compositor (1945), falecido em 29/04/1991
  • Jos Maurcio Nunes Garcia, compositor (1767), falecido em 30/04/1830
  • Lombardi, locutor (1940), falecido em 02/12/2009
  • Ronaldo, jogador de futebol (1976)
  • Vanusa, cantora (1947)
  • Zez Polessa, atriz e diretora de teatro (1953)
saiba mais

mortes

  • Antnio Conselheiro, lder religioso (1897)
  • Dirce Migliaccio, atriz (2009)
  • Manabu Mabe, artista plstico (1997)
  • saiba mais

curiosidade do dia

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. A data foi criada em 1997, na França, como parte de uma iniciativa para incentivar a sociedade a refletir a respeito do uso excessivo do carro. Desde então, no dia 22 de setembro a população é encorajada a deixar o carro na garagem e utilizar meios de transporte mais sustentáveis (ônibus, metrô, bicicleta) para garantir sua mobilidade. Na década de 2000, outros países aderiram à campanha, que chegou ao Brasil em 2003, quando cicloativistas organizaram uma "bicicletada" em São Paulo para dar visibilidade à data. Em 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente passou a apoiar a iniciativa, que foi oficializada em 2007 com a aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo.


fatos do dia

1950 - O diplomata Ralph Bunch tornou-se o primeiro negro a ganhar o Prmio Nobel da Paz. Ele participou das negociaes de paz entre rabes e israelenses.

1964 - Uma campanha de moralizao nas escolas de So Paulo imps o corte de cabelo aos alunos, proibiu o uso de calas de bocas estreitas e cores chamativas.

1980 - Saddam Hussein atacou uma regio petrolfera no Ir e comeou a guerra Ir-Iraque, que durou at 1988.

saiba mais

pergunta curiosa

Qual o primeiro registro de serial killer brasileiro?

O primeiro serial killer documentado no Brasil Jos Augusto do Amaral, mais conhecido como "Preto Amaral", cuja histria contada no livro Serial Killers Made in Brazil,de Ilana Casoy. Nascido em 1871, em Minas Gerais, Amaral morou em vrios estados brasileiros e na Argentina, Bolvia e Uruguai, at chegar em So Paulo, onde matou trs meninos entre dezembro de 1926 e janeiro de 1927. Na verdade, ele tentou atacar comprovadamente outros dois garotos, e mais quatro crianas desapareceram na mesma poca. O "Monstro Negro", como tambm era chamado, prometia dinheiro aos meninos por algum trabalho e levava-os para algum local ermo, onde estrangulava as vtimas at a morte e depois as estuprava. Ao confessar os crimes, Amaral agiu naturalmente, sem demonstrar qualquer tipo de emoo. Ele morreu na Cadeia Pblica de tuberculose pulmonar no dia 2 de julho de 1927, aos 55 anos, e nunca chegou a ser julgado.

saiba mais

abobrinhas do dia

  • Um meteorito do tamanho de uma ervilha viajando a 18.000 km/h é capaz de destruir um satélite artificial de uma tonelada.
     
  • Uma das pessoas mais obesas que já habitaram a Terra foi a americana Ida Maitland, que, no começo do século 20, chegou a pesar 423 quilos.
     
  • Um pedaço de carne demora 24 horas para ser digerido por nosso corpo.

livro em destaque

livro em destaque
O Guia das Curiosas

Curiosidades sobre moda, beleza, saúde, dietas, dança. Histórias engraçadas e pitorescas das mulheres na história, na política, na música, no cinema, nos esportes. Se a esposa do presidente é a primeira-dama, o que o marido de uma presidenta seria? Quem é aquela mulher que aparece no símbolo da Columbia Pictures? Por que as mulheres fazem mais xixi?

frase do dia

"H tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas custam tanto!"

Groucho Marx

quiz do dia

Qual o nome do autor do romance Lolita?

Vladimir Nabokov

Fiodor Dostoievski

Aleksandr Pchkin

facebook twitter rss

2005-2012 © Guia dos Curiosos Comunicaes

Todos os direitos reservados. - Nenhum texto pode ser reproduzido sem prvia autorizao.