Criado em 2007 pela blogueira americana Sara Rosso  – e oficializado pela fabricante Ferrero em 2015 -, o Dia Mundial da Nutella é comemorado em 5 de fevereiro.

O creme de avelãs foi inventado em 1964 pelo italiano Michele Ferrero, e chegou aos Estados Unidos apenas em 1983. Há uma teoria de que o criador indireto da Nutella foi o general francês Napoleão Bonaparte. Ele atacou o comércio inglês para enfraquecer o inimigo durante a Guerra. Isso fez o custo do chocolate, entre outras mercadorias, disparar. Os fabricantes, então, perceberam que dava para adicionar avelãs ao chocolate para aumentar o estoque.

Brasil

O primeiro Nutella Bar do Brasil fica dentro do empório Eataly, em São Paulo. Foi Inaugurado em 2015. São vendidas ali receitas com o creme de avelã, como crepes, brioches e croissants. Antes dele, em 2014, foram inaugurados dois quiosques da Nutella, um no Shopping Guarulhos e outro no Top Center, na Avenida Paulista.

Primeiro Nutella Bar do Brasil

Chicago

O primeiro Nutella Cafe do mundo foi inaugurado em 31 de maio de 2017, em Chicago, nos Estados Unidos. O que o diferencia dos outros empreendimentos da Ferrero é o fato de ser uma loja com dois andares e mesas, e não apenas um quiosque. Tem também no cardápio opções salgadas.

O primeiro Nutella Cafe, em Chicago nos Estados Unidos.

Califórnia

Hotella Nutella abriu por apenas um final de semana em janeiro deste ano, na Califórnia, Estados Unidos, para receber os vencedores de uma promoção realizada pela Ferrero. Já na entrada, um portal de acesso no formato de um pote do creme de avelã e uma calçada toda revestida de paralelepípedos de Nutella. O interior era todo tematizado com tapetes especiais, cortinas personalizadas e até almofadas no formato de waffles e croissants. E o melhor é que essa experiência não foi só visual: renomados chefs preparam um menu exclusivo com o produto.

O Hotella Nutella na Califórnia, Estados Unidos

E você? É da turma da Nutella ou da turma raiz?