Atenção, cinéfilos de plantão: quem for visitar Nova York não pode deixar de dar uma olhada em “On The Set of New York”. O site traz uma lista enorme de filmes que foram rodados na cidade, cada um deles contendo um roteiro bem específico das locações utilizadas durante a gravação. O site também teve o cuidado de agrupar os principais pontos de interesse nos mapas de cada região, para os turistas que pretendem planejar seu próprio city tour.
Da lista com 811 roteiros de filmes cadastrados, o Blog do Curioso selecionou cinco imperdíveis. Confira:
1. O Pecado Mora ao Lado (1955)

Uma das mais memoráveis cenas da história de Hollywood foi originalmente filmada nas ruas de Nova York. A cena em que o vento do metrô levanta o vestido branco de Marilyn Monroe eternizou-se no currículo da loira. Foi filmada durante a madrugada de 15 de setembro de 1954 na Lexington Avenue (na quadra entre as ruas 51st e 52nd). Marilyn, que costumava esquecer suas falas, demorou 3 horas para conseguir gravar a cena. Ironicamente, o take não foi usado na versão final do filme. A equipe teve de refilmá-lo num estúdio em Los Angeles devido a problemas no áudio.
2. Bonequinha de Luxo (1961)

Muitas mulheres que visitam Nova York não saem de lá sem tirar uma foto na frente da loja Tiffany, tomando café da manhã. Por quê? A cena de abertura do filme “Bonequinha de Luxo” é a mais icônica da carreira de Audrey Hepburn. Foi filmada numa manhã de domingo na esquina da Quinta Avenida com a rua 57th.
3. Quero Ser Grande (1988)

A famosa cena em que Tom Hanks, na pele de um garoto de 13 anos, brinca com um teclado gigante foi filmada na loja de brinquedos FAO Schwarz, na Quinta Avenida (entre as ruas 58th e 59th). O teclado de 5 metros de comprimento não fazia parte do cenário original – foi colocado lá pela produção do filme. Depois da gravação, o brinquedo foi comprado por um casal e então doado a um museu infantil na Filadélfia (Pensilvânia).
4. Harry e Sally (1989)

A comédia romântica situada em Nova York tem uma cena que até alguns que não assistiram ao filme sabem qual é: aquela em que a personagem de Meg Ryan simula um orgasmo dentro de uma lanchonete, enquanto saboreia um sanduíche. A cena foi filmada na Katz’s Delicatessen, no East Village (250 Houston Street), numa mesa que depois das gravações ganhou uma placa com a frase “Você está sentado no local onde Harry conheceu Sally”.
5. Show Bar (2000)

O romance musical foi inspirado na história de Elizabeth Gilbert, que trabalhou como bartender no bar Coyote Ugly, no East Village. Na década de 1990, o local era o preferido dos jovens descolados. As filmagens externas foram feitas na fachada do bar, que fica na Primeira Avenida (entre as ruas 9th e a 10th). As cenas internas foram gravadas em um estúdio.
Aos preguiçosos (ou atarefados) de plantão que não conseguirem planejar com antecedência um passeio pelas locações de seus filmes favoritos, a cidade oferece tours pré-estipulados. No site “Screen Tours”, os interessados podem escolher diferentes tipos de roteiros. Há opções gerais e temáticas, como “Central Park”, “Sex and the City” e “Gossip Girl”. A comodidade, obviamente, não sai de graça. Os preços variam de 22 a 46 dólares (45 a 90 reais), por passeios que duram de 2 a 4 horas.
Para fechar, que tal testar seus conhecimentos sobre cinema? O mapa abaixo tem ícones de 91 filmes rodados em Nova York. Quantos você consegue decifrar? (Veja a resposta aqui).